O verão foi de pouca chuva sobre a maioria das áreas da região Nordeste do Brasil. Apenas o mês de janeiro proporcionou precipitações acima da média em grande parte da região, mas em fevereiro e março, choveu menos do que o normal por quase todo o Nordeste.
O mapa abaixo mostra anomalia de precipitação trimestral ( janeiro fevereiro e março) em relação à média climatológica. Os tons de laranja e vermelho indicam que choveu muito do que a média. Os tons em azul representam áreas onde a chuva ficou acima do normal.

Anomalia (diferença em relação à média) de precipitação trimestral (jan/fev/mar). (Fonte: Inmet)
Chuva aumenta no Nordeste nos próximos dias
Durante o mês de março, a chuva no Nordeste ficou concentrada nas áreas litorâneas, principalmente no litoral norte, onde ocorreram vários episódios de chuva forte no litoral do Maranhão e também do Ceará.
Nos próximos dias, a circulação dos ventos sobre o Nordeste vai mudar permitindo que áreas de estabilidade voltem a se formar no interior da região. As pancadas de chuva voltam a ocorrer com frequência principalmente no interior da Bahia, Maranhão, Piauí e Ceará. Mas atenção, porque algumas destas pancadas de chuva serão fortes e com raios, podendo causar alguns transtornos.

Estimativa do volume de chuva acumulado sobre o Nordeste entre os dias 9 e 13 de abril de 2025, a partir do modelo ECMWF
Chuva moderada a forte nesta quinta-feira
As pancadas de chuva já começam a se espalhar pelo interior do Nordeste durante esta quinta-feira, 10 de abril. Há risco de temporais em toda a faixa litorânea desde o Rio Grande do Norte até o Maranhão.
Pancadas de chuva moderadas a fortes devem ocorrer em vários locais do interior do Maranhão, do Piauí, no interior do Ceará, no Rio Grande do Norte e na Paraíba, no Oeste e no litoral da Bahia.
As pancadas de chuva pelo interior do Nordeste serão frequentes na sexta-feira e também no fim de semana.