A chuva aumenta em toda a Bahia nesta sexta-feira, com previsão de um final de semana marcado por chuvas significativas em boa parte do estado.
Já nesta sexta-feira, a previsão é de Temporais em grande parte do território baiano. O mapa de risco aponta que todo o estado está em alerta para temporais, com áreas destacadas em vermelho. No sul do estado, o risco de tempestades (temporal + chuva volumosa) aumenta, com previsão de chuva volumosa ao longo do dia.
Figura 1- Mapa de risco para essa sexta-feira 10 de janeiro de 2025. Fonte: Climatempo
Com a possibilidade de chuvas intensas, o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) classifica como moderada a chance de ocorrência de eventos hidrológicos em toda a faixa litorânea do estado, incluindo a Região Metropolitana de Salvador. A previsão de chuvas isoladas e de forte intensidade aumenta a possibilidade de enxurradas, inundações pontuais de córregos canalizados em áreas urbanas e alagamentos temporários em áreas rebaixadas.
Além disso, o risco de deslizamentos de terra é considerado moderado no extremo sul da Bahia e na Região Metropolitana de Salvador, especialmente na capital. Pancadas isoladas e de forte intensidade ao longo do dia podem ser suficientes para provocar deslizamentos pontuais, especialmente em encostas urbanas e eventuais “quedas de barreira” em margens de rodovias.
Fim de semana com instabilidade em todo o estado
A chuva continua presente em grande parte do território baiano. Conforme indicado no mapa de risco, todo o estado permanece em alerta para temporais, incluindo a capital Salvador.
Parte da faixa norte, central e litorânea do estado segue com risco de tempestades (temporal + chuva volumosa) áreas marcadas em roxo no mapa indicam a possibilidade de temporais acompanhados de chuva volumosa, intensificando o cenário de instabilidade na região.
Figura 2- Mapa de risco para essa sábado 11 de janeiro de 2025. Fonte: Climatempo
Fatores que favorecem o aumento da chuva
O cenário de instabilidade no estado da Bahia é favorecido pela terceira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que migra sobre o estado. A presença de uma frente fria, que avança lentamente pela faixa litorânea brasileira, reforça o quadro de tempo instável, contribuindo para o aumento das chuvas.
Com esse panorama, a atenção deve ser redobrada, especialmente em áreas urbanas e litorâneas. Recomenda-se que a população esteja atenta aos alertas meteorológicos e evite locais suscetíveis a alagamentos e deslizamentos.