A chuva chega ao Nordeste do Brasil neste final de semana, com destaque principalmente para o estado da Bahia, que deve receber elevados volumes de chuva ao longo dos próximos dias.
Sistemas importantes
O deslocamento de uma frente fria sobre a faixa litorânea do Brasil favorecerá o cenário de tempo instável. Mas é importante destacar que o sistema não será o único responsável. O deslocamento da frente fria pelo litoral favorece para canalizar o transporte de umidade da faixa norte do Brasil, o que ajuda a intensificar a chuva, principalmente sobre a Bahia.
Chuva intensa no sábado
Como mostra o mapa de risco, o litoral sul da Bahia será o principal ponto de atenção neste sábado (23). A previsão indica tempestades combinando temporais com volumes expressivos de chuva, o que aumenta o risco de alagamentos, enxurradas e outros transtornos. Para o restante do estado da Bahia, a chuva também será significativa, com alertas de temporais cobrindo boa parte do território. Além disso, regiões no sul do Maranhão e sul do Piauí devem registrar chuvas de moderada a forte intensidade. Os volumes previstos nessas áreas, embora menores do que na Bahia, são suficientes para trazer preocupações quanto ao impacto em áreas rurais e urbanas.
Figura 1 – Mapa de risco para esse sábado 23 de novembro de 2024. Fonte: Climatempo
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) classificou a faixa litoral sul da Bahia como área de risco moderado para alagamentos. Essa classificação é baseada na combinação da previsão de chuva intensa e das características geográficas da região, incluindo áreas com drenagem insuficiente. A capital Salvador também está incluída nesse cenário, com previsão de chuvas volumosas que podem gerar transtornos para a população local.
Figura 2 – Mapa de risco hidrológico CEMADEN para esse sábado 23 de novembro de 2024.
Acumulados significativos previstos
Conforme observado nos modelos meteorológicos, o período entre sábado (23) e segunda-feira (25) será marcado por acumulados expressivos de chuva. Os mapas indicam que os maiores volumes devem se concentrar sobre a Bahia, especialmente no litoral sul e regiões adjacentes.
Outras áreas que também receberão acumulados elevados incluem o sul do Piauí, sul de Sergipe e sul do Maranhão. Nessas regiões, a chuva pode provocar impactos moderados a severos, como alagamentos pontuais, aumento do nível de rios e córregos e transtornos em estradas.
Figura 3 – Mapa de acumulado entre 23 de novembro de 2024 e 25 de novembro de 2024. Fonte: Climatempo.