Após um período de tempo seco, a chuva volta a se intensificar na faixa norte do Brasil. Nesta segunda-feira, as precipitações foram significativas em amplas áreas, especialmente no estado do Pará, onde algumas regiões registraram volumes elevados.
Condições climáticas propícias para a chuva
O calor e a alta umidade, típicos da região norte, favorecem o retorno da chuva durante esta época do ano. A primavera marca um aumento da incidência de radiação solar no Brasil, resultado dos processos de rotação e translação da Terra. Esse aumento na energia solar intensifica a formação de nuvens de chuva, especialmente na faixa norte, onde as condições climáticas já são propícias para precipitações frequentes.
Volumes de chuva registrados e tendência para a semana
As chuvas foram significativas, mas de distribuição irregular na região. No Pará, algumas áreas se destacaram pelos elevados volumes registrados:
Santa Maria das Barreiras: 69,4 mm
Rurapolis: 26mm
Itaituba: 30 mm
A previsão é de que a semana continue chuvosa em grande parte da faixa norte, com destaque agora para o Amazonas, Acre e Rondônia, onde os acumulados poderão ultrapassar 100 mm até o fim da semana. No Pará, as chuvas devem enfraquecer, mas ainda estarão presentes ao longo da semana, especialmente na faixa leste, divisa com o Tocantins, onde os acumulados podem chegar a 80 mm.
Perspectiva para os próximos dias
Como mostra o mapa, a chuva continuará presente ao longo da semana na região norte do Brasil. O destaque fica para o centro-sul do Amazonas, sul do Acre e todo o estado de Rondônia, onde os acumulados poderão superar os 100 mm até o fim da semana. Já no Pará, apesar da perda de intensidade, as chuvas ainda trarão acumulados expressivos na divisa com o Tocantins.
Figura 1- Mapa de chuva prevista entre 05 de novembro e 08 de novembro no Brasil. Fonte: Climatempo.