A chuva tem ganhado força em boa parte da região Norte do Brasil nos últimos dias, devido a uma combinação de fatores atmosféricos que favorecem a formação de nuvens carregadas. Municípios da faixa norte já registraram volumes elevados, com destaque para Monte Alegre, no Pará, que acumulou impressionantes 215,8 mm em apenas 24 horas.
Acumulados de chuva nas últimas 24 horas:
- Monte Alegre (PA): 215,8 mm
- Alenquer (PA): 116,6 mm
- Candeias (BA): 116,6 mm
- Santarém (PA) – Jaderlândia: 109,4 mm
- Santarém (PA) – Mapiri: 108,6 mm
A combinação entre a alta umidade característica da região e o calor intenso tem favorecido o cenário de instabilidade. A migração da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fenômeno típico desta época do ano, intensifica as precipitações ao fornecer umidade adicional e estimular a formação de tempestades.
Previsão para esta quinta-feira
A expectativa é de que a chuva continue em boa parte da região Norte nesta quinta-feira (23), com risco elevado para temporais. A maior parte dos estados está em alerta, com áreas em vermelho no mapa. No Amazonas, o risco é ainda maior, com previsão de tempestades acompanhadas de chuva volumosa e rajadas de vento.
Figura 1- mapa de risco para está quinta-feira 23 de janeiro de 2025. Fonte: Climatempo
Tendência para os próximos dias
A chuva persistente não deve dar trégua. Entre os dias 23 e 27 de janeiro de 2025, os estados do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Acre e Rondônia devem registrar acumulados de chuva entre 80 e 100 mm. Em algumas áreas pontuais, os volumes podem chegar aos 120 mm.
Figura 2- acumulado de chuva previsto entre 23 de janeiro de 2025 e quinta-feira e 27 de janeiro de 2025 segunda-feira.