Onda de calor é um fenômeno que pode ocorrer em qualquer estação do ano, tanto no Hemisfério Sul quanto no Hemisfério Norte, mas são particularmente intensas e mais preocupantes quando ocorrem nos períodos mais quentes do ano, na primavera e no verão, quando se tem o aumento natural da insolação (horas de sol) diária.
Há décadas, o aumento da frequência e da intensidade de ondas de calor, tanto na atmosfera como no oceano, vem sendo um dos alertas mais recorrentes da Organização Meteorológica Mundial e da Organização Mundial da Saúde.
O que é uma onda de calor?
Uma onda de calor é definida como uma sequência de dias ou até semanas, onde as temperaturas em uma região relativamente ampla ficam pelo menos 5°C acima da média que seria normal para uma determinada época. Esta condição deve ser observada por pelo menos cinco dias consecutivos.
Saiba mais sobre onda de calor.
Como o calor afeta a saúde?
A temperatura normal do nosso corpo varia ao longo dos anos de vida e também de acordo com a hora do dia. No corpo humano adulto, a literatura médica considera que a temperatura corporal normal pode variar de 36°C a pouco mais de 37°C.
As temperaturas do ar de acima de 38°C que muitas áreas do Brasil, por exemplo, enfrentam durante uma onda de calor já são consideradas excessivas para o corpo humano saudável.
O corpo humano tem um limite para aguentar temperaturas muito acima da média normal, podendo sofrer consequências como estresse, insuficiência cardíaca e lesão renal aguda por desidratação. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma onda de calor tem relação direta com o aumento de mortes. Altas temperaturas respondem por 7% das internações do Sistema Único de Saúde (SUS)
Doenças do calor
Confira as orientações sobre os tipos de pessoas que são mais afetados durante uma onda de calor, as doenças que podem surgir por causa do calor excessivo e como perceber que tem algo errado acontecendo com o seu corpo nos dias muito quentes. Os infográficos foram feitos pela SBMFC – Sociedade Brasileira de Medicina de Família e da Comunidade.

Doença por calor (Fonte: SBMFC)

A insolação é a forma grave dos males causados pelo excesso de calor (Fonte: SBMFC)

Tontura, vômito, dor de cabeça são sintomas que podem aparecer por causado do excesso de calor (Fonte: SBMFC)

Idosos, crianças e gestantes estão entre as populações mais afetadas durante as ondas de calor (Fonte: SBMFC)