Após dias de calor intenso, o tempo no estado do Rio de Janeiro passa por uma virada. A combinação de sistemas meteorológicos trará instabilidade significativa, com previsão de chuva forte, ventos intensos e condições que elevam o risco de alagamentos e deslizamentos.
Segundo o mapa de risco divulgado nesta terça-feira (10), os temporais devem atingir todo o estado, especialmente durante a noite. Além da chuva volumosa, são esperadas rajadas de vento entre 40 e 50 km/h, aumentando os riscos de transtornos, como quedas de árvores e destelhamentos.
Figura 1- Mapa de risco deste dia 10 de dezembro de 2024. Fonte: Climatempo
Boletim Especial alerta para acumulados expressivos
Mas a chuva não para por ai, segundo o boletim nº 17/2024, publicado pela Sala de Situação do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), destaca a previsão de chuvas acumuladas superiores a 100 mm em algumas regiões do estado entre as 13h de hoje e as 13h de quarta-feira (11). Os municípios com maior potencial de impacto incluem:
- Precipitação acima de 100 mm: Guapimirim, Campos dos Goytacazes, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Santo Antônio de Pádua e Cambuci.
- Precipitação acima de 75 mm: São José de Ubá, Magé, Cachoeiras de Macacu e Paty do Alferes.
- Precipitação acima de 50 mm: Valença, Vassouras, Miguel Pereira, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Itaboraí, Rio Bonito, Silva Jardim, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Bom Jesus do Itabapoana, Natividade e Porciúncula.
Cidades da Região Metropolitana, como Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias e Nova Iguaçu, também enfrentam risco elevado de impactos hidrológicos, incluindo alagamentos e transbordamentos de rios.
Riscos aumentados pela maré alta
O alerta é ainda maior para as áreas litorâneas devido à maré alta, que pode dificultar o escoamento da água da chuva. Os horários de pico da maré alta estão previstos para as 23h19 desta terça-feira e 12h09 da quarta-feira. Esse fator agrava o risco de alagamentos em áreas já vulneráveis.
Ventos intensos e possibilidade de transtornos
Além da chuva, as condições meteorológicas indicam ventos moderados a fortes em várias partes do estado. As rajadas podem alcançar velocidades superiores a 76 km/h em áreas mais expostas, aumentando os riscos de quedas de árvores, postes e destelhamentos. A população deve evitar estacionar veículos sob árvores ou estruturas frágeis.
Risco deslizamentos
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) classificou como MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) na Região Serrana e no Noroeste do Rio de Janeiro ao longo desta quarta-feira 11 de dezembro de 2024.
Figura 2- Mapa de deslizamento deste dia 11 de dezembro de 2024. Fonte: CEMADEN