Após um início de semana marcado por pancadas de chuva em diversas regiões do estado, a previsão indica que os próximos dias continuarão com o tempo instável em São Paulo. A combinação de fatores atmosféricos vai manter a chuva presente e, em alguns momentos, com intensidade forte.
Segunda-feira chuvosa e terça-feira com alerta para temporais no interior
Os registros desta segunda-feira (15) mostram que a chuva se concentrou especialmente na faixa leste do estado, incluindo a capital paulista. Os maiores acumulados foram observados até as 18h desta segunda-feira foram em São Sebastião (Boicucanga2), com 42 mm. Na cidade de São Paulo, a estação da Luz registrou 24,2 mm, seguida por Vila Leopoldina (22,1 mm) e Jaguaré (22,0 mm).
Chuva continua nesta terça-feira (16), mas o foco muda de região. O destaque fica para a faixa oeste do estado, onde há alerta para temporais, conforme indicam as áreas em vermelho no mapa de risco. Na faixa central do estado, áreas em amarelo no mapa, a previsão é de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade ao longo do dia. No leste paulista, especialmente no sul do estado, as pancadas também devem ocorrer com força moderada. Para o restante das regiões, a expectativa é de chuvas isoladas, mas localmente fortes.

Figura 1- Mapa de risco desta terça-feira 15 de abril de 2025. Fonte: Climatempo.
Umidade e ventos em altos níveis mantêm instabilidades
O cenário meteorológico da semana será marcado pelo forte transporte de umidade vindo da faixa norte do país, somado à atuação de ventos em altos níveis da atmosfera. Essa combinação favorece o desenvolvimento de nuvens carregadas e pancadas frequentes de chuva em grande parte do estado de São Paulo, com instabilidades mais persistentes especialmente no interior.
Na capital paulista, a previsão também indica dias com tempo instável. O destaque será a quarta-feira (17), quando a chuva ganha força novamente. O sol aparece entre muitas nuvens e há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia, com alerta para temporais. O acumulado esperado é de 25 mm e a temperatura máxima deve chegar a 26 °C. Na quinta-feira (18), a chuva diminui, mas ainda há possibilidade de pancadas entre a madrugada e a tarde, com acumulado previsto de 15 mm e máxima de 25 °C. Já na sexta-feira (19), o tempo volta a ficar firme, com sol entre nuvens e sem previsão de chuva. A temperatura máxima será de 26 °C.