A semana começa com instabilidades intensas no Sudeste do Brasil. Além de São Paulo, a chuva avança para Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Diversas regiões estão em alerta para alagamentos nesta terça-feira (03) e durante a semana, com previsão de acumulados significativos que podem ultrapassar 80 mm em algumas áreas.
São Paulo lidera os alertas para temporais
De acordo com o mapa de risco desta terça-feira, São Paulo é o estado com maior chance de chuvas intensas e alagamentos. A frente fria, aliada à umidade canalizada da região Norte, intensifica as instabilidades, especialmente na faixa leste do estado, incluindo a capital. Em Minas Gerais, as instabilidades avançam por todo o território. A chuva será mais intensa no sul do estado, que está em alerta para temporais, incluindo a capital, Belo Horizonte. Nas regiões central e norte mineiras, os volumes de chuva devem variar entre moderados e fortes, mas ainda podem causar transtornos, como alagamentos localizados. O Rio de Janeiro também está sob alerta para chuvas intensas nesta terça-feira. O avanço da frente fria provocará temporais em todo o território fluminense, com risco de alagamentos na capital e em áreas do centro-sul do estado.
Figura 1- mapa de risco desta terça-feira 03 de novembro de 2024. Fonte: Climatempo
Espírito Santo: chuva moderada a forte com ventos de até 40 km/h
No Espírito Santo, o sol ainda aparece ao longo do dia em algumas regiões, mas a chegada da chuva com intensidade moderada a forte está prevista para esta terça-feira. Os ventos podem atingir velocidades superiores a 40 km/h, especialmente nas regiões sul e serrana do estado.
Figura 2- mapa de risco desta terça-feira 03 de novembro de 2024. Fonte: Climatempo
CEMADEN destaca risco de alagamentos e deslizamentos no Sudeste
O CEMADEN emitiu alertas hidrológicos que abrangem várias regiões do Sudeste. Além do estado de São Paulo, partes do centro e sul do Rio de Janeiro e a faixa central e sudeste de Minas Gerais estão em risco para alagamentos. Destaque para estado paulista onde o risco foi classificado como alto (laranja).
Figura 3- mapa de risco de alagamentos desta terça-feira 03 de novembro de 2024. Fonte: CEMADEN
O risco de deslizamentos também foi classificado como moderado em áreas do sul e sudeste de Minas Gerais, centro-sul do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Na Grande São Paulo, o alerta foi elevado para risco alto (laranja), devido à combinação de chuva intensa e terrenos vulneráveis.
Figura 4- mapa de risco de deslizamentos desta terça-feira 03 de novembro de 2024. Fonte: CEMADEN
Acumulados significativos previstos para a semana
Ao longo da semana, o sul de Minas Gerais e o centro-sul do Rio de Janeiro devem registrar volumes de chuva superiores a 80 mm, com potencial para alagamentos e aumento do risco de deslizamentos. A persistência da chuva em toda a região sudeste reforça a necessidade de atenção às condições climáticas.
Figura 4- mapa de risco de acumulado de chuva previsto desta semana, de terça-feira 03 de novembro de 2024 até 06 de novembro de 2024. Fonte: Climatempo.