A chuva volta a ganhar força no estado do Rio de Janeiro a partir desta sexta-feira (25), com destaque para a faixa centro-sul fluminense, onde há risco elevado para temporais.
Sistemas favorecem tempo instável
O retorno da chuva está associado à atuação de diferentes sistemas meteorológicos. A combinação entre o forte transporte de umidade vindo da faixa norte do país, uma área de baixa pressão próxima ao litoral e a intensa variação dos ventos em altos níveis da atmosfera contribui para a formação de nuvens carregadas sobre o estado.
De acordo com o mapa de risco para esta sexta-feira, áreas em vermelho na região centro-sul indicam alerta para chuva forte e temporais. Já nas áreas em amarelo, há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia, que também podem ocorrer com intensidade moderada a forte.

Figura 1- Mapa de risco para essa sexta-feira 25 de Abril de 2025. Fonte: Climatempo.
Além da chuva, os ventos ganham destaque. Estão previstas rajadas entre 40 e 50 km/h em boa parte da faixa central do estado. No norte fluminense, onde a chuva ganha força ao longo do dia, as rajadas podem chegar a 70 km/h.
Solo já saturado após abril chuvoso
O estado do Rio de Janeiro já vem enfrentando um abril com volumes expressivos de chuva. Em várias cidades, os acumulados ultrapassaram os 200 mm, deixando o solo bastante encharcado e aumentando o risco de alagamentos, deslizamentos de terra e enxurradas em áreas mais vulneráveis. Entre os destaques estão Duque de Caxias, na região de Xerém, com 280,6 mm acumulados, Pico do Couto com 279,6 mm, e Nova Friburgo, no distrito de Salinas, com 268,4 mm. Macaé já soma 259,8 mm, enquanto Niterói registrou 207,8 mm. Em Paraty, o volume também é elevado, com 196 mm acumulados até agora.
Previsão do tempo na capital do Rio de Janeiro
A capital fluminense terá uma sexta-feira de tempo bastante instável, marcada por chuvas ao longo do dia e vento moderado a forte. A previsão indica acumulado de até 30 mm, valor suficiente para causar alagamentos em pontos críticos da cidade, além de transtornos no trânsito. As pancadas podem ocorrer em diferentes momentos do dia, com intensidade variando de moderada a forte e há alerta para temporais. As rajadas de vento devem atingir entre 40 e 50 km/h.
No fim de semana, o tempo segue instável, mas os volumes de chuva diminuem. No sábado (27), o acumulado previsto é de cerca de 8 mm, com céu variando entre nublado e momentos de sol. A instabilidade se mantém, mas com menor potencial para transtornos. No domingo (28), a previsão é de chuvas fracas e passageiras, com apenas 3 mm acumulados, o que deve permitir períodos de tempo firme ao longo do dia.
Na segunda-feira (29), a chuva retorna com fraca intensidade e acumulado em torno de 8 mm, mas ainda sob influência da umidade vinda do oceano. Já na terça-feira (30), o tempo volta a se agravar. Uma nova frente fria, aumenta a previsão de chuva para 20 mm, com possibilidade de pancadas mais fortes e persistentes. A temperatura também cai, e a máxima prevista é de apenas 26°C, em contraste com os dias anteriores.