O deslocamento lento de uma frente fria pelo Sudeste do Brasil colocou o Espírito Santo em alerta para temporais ao longo deste fim de semana. A instabilidade promete trazer volumes significativos de chuva, especialmente para a capital, Vitória, onde os acumulados previstos são elevados.
A frente fria avança devagar e, além de prolongar as condições instáveis, atua em conjunto com o transporte de umidade vindo da faixa norte do Brasil, intensificando ainda mais as chuvas no estado. Outro fator que potencializa a instabilidade é a variabilidade dos ventos em altos níveis da atmosfera, que favorece a formação de nuvens carregadas.
Acumulados expressivos já registrados no estado
Na última quinta-feira (21), algumas áreas do estado já registraram acumulados significativos de chuva. Em Alegre, foram 70 mm, enquanto Alfredo Chaves acumulou 50 mm entre a madrugada e as 15h. As chuvas continuam a preocupar nesta sexta-feira, com todo o estado em alerta para temporais, segundo o mapa de risco. Além da chuva, há previsão de rajadas de vento entre 40 e 50 km/h durante todo o dia de sexta-feira. Esses ventos podem agravar os transtornos, como quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia e danos em estruturas.
Figura 1 – Mapa de risco para esta sexta-feira 22 de novembro de 2024. Fonte: Climatempo.
Previsão para o fim de semana: chuva generalizada
Para o fim de semana, a expectativa é de que a chuva seja bem distribuída em todo o Espírito Santo. Na maior parte do estado, a chuva deve passar de 60 mm. Algumas áreas da Grande Vitória e do litoral norte podem ter mais de 80 mm, de acordo com as previsões mais recentes.
Figura 2 – Acumulado de chuva esperado entre 22 de novembro de 2024 e 25 de novembro de 2024. Fonte: Climatempo.