Durante o episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul, entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro de 2025, municípios da Grande São Paulo foram os mais impactados e registraram os acumulados de chuva mais elevados, dentro da área de atuação da ZCAS.
A cidade de São Paulo foi um dos locais onde mais choveu neste episódio de ZCAS e em alguns bairros, o acumulado nestes quatro dias superou os 200 mm.
Cidade Ademar 312,2 mm
Jabaquara 270,5 mm
Jardim Paulistano 241,3 mm
Parque Morumbi 210,9 mm
Santana 201 ml
A Zona de Convergência do Atlântico Sul já se desconfigurou, o que permite uma diminuição da nebulosidade e da frequência da chuva na região da Grande São Paulo.
Calor e pancadas de chuva
A chuva ainda não acabou. O que muda nos próximos dias é a forma como vai chover. Com a diminuição da nebulosidade, o sol volta a aparecer forte por várias horas fazendo a temperatura subir rapidamente. A previsão é de que a cidade de São Paulo tenha calor entre 30°C e 32ºC até o próximo sábado.
Com o aumento do calor e a umidade do ar ainda elevada, as pancadas de chuva vão continuar ocorrendo sobre a Grande São Paulo até o fim desta semana. Estas pancadas vão ocorrer durante a tarde e-ou à noite e podem ser fortes em vários locais da capital e da Grande São Paulo.
Depois da chuva volumosa de janeiro, rios e córregos já estão cheios e os solos encharcados. Então, está mais fácil ter algum transtorno por causa da chuva, mesmo sem tempestade. O risco de alagamentos e deslizamentos de terra ainda existe, mesmo com a diminuição da frequência e do volume de chuva diário.