As fortes chuvas registradas que ocorreram nesta terça-feira, 18 de fevereiro 2025, chamaram atenção pois em apenas 6 horas causaram volumes expressivos no litoral paulista, com acumulados que representam uma parcela significativa da média climatológica de fevereiro. Entre os municípios mais afetados, Bertioga liderou os registros, com 169,3 mm, o que equivale a 49,5% da média mensal da cidade, que é de 342 mm.
Santos também teve um volume de chuva impressionante, com 145,3 mm acumulados nas últimas 24 horas, o que corresponde a 72,3% da climatologia de fevereiro, que é de 201 mm. Esse alto percentual indica que, em apenas um dia, a cidade recebeu quase três quartos da chuva esperada para todo o mês.
São Vicente e Guarujá também foram fortemente impactados, com 144,5 mm e 141,6 mm, respectivamente. Em São Vicente, o acumulado corresponde a 47,8% da média mensal de 302 mm, enquanto em Guarujá a precipitação equivale a 70,4% da normal climatológica de 201 mm.
Intensidade da tempestade: milhares de raios registrados
Além da chuva intensa, a tempestade que atingiu o litoral paulista veio acompanhada de uma grande quantidade de descargas elétricas. De acordo com os registros:
- Santos contabilizou 1.584 raios;
- Bertioga teve 1.580 raios;
- São Vicente registrou 762 raios;
- Guarujá acumulou 1.499 raios.
A forte chuva da última terça-feira foi acompanhada de um dia de muito calor. A máxima nas cidades variou entre 31º e 32ºC. Próximo do final do dia, a frente fria que passava no mar aportou muita umidade para a região, favorecendo um cenário de tempo instável que persistiu.
Previsão para os próximos dias
Ao longo dos próximos dias, a condição muda, mas ainda preocupa. O forte calor vai continuar presente e o intenso transporte de umidade, somado à atuação de um sistema de baixa pressão nesta quinta-feira,20 de fevereiro, que dará origem a uma frente fria na sexta-feira, favorecerá a manutenção do tempo instável.
Como podemos observar no mapa de risco, a previsão é de chuva de moderada a forte intensidade nesta quinta-feira, na forma de pancadas de chuva, que podem ganhar mais intensidade devido ao cenário muito fértil.
Figura 1- Mapa de risco de temporais para essa quinta-feira 20 de fevereiro de 2025. Fonte: Climatempo.