A região Sudeste do Brasil perdeu o posto de maior temperatura no país nesta quarta-feira, mas ainda teve calor intenso. As capitais São Paulo, Rio e Belo Horizonte voltaram a registrar recordes de calor.
A chance de novos recordes já diminui bastante a partir desta quinta-feira por causa do aumento da nebulosidade e das pancadas de chuva na Região Sudeste.
Esta quinta-feira, 23 de janeiro, ainda será um dia bastante quente em todos os estados do Sudeste, com várias horas de sol forte, mas com previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite, que podem ser fortes em todas a áreas de São Paulo, em quase todo o estado do Rio de Janeiro, exceto no Norte e no Noroeste fluminense, em quase todas áreas de Minas Gerais, exceto no norte e leste mineiro.
A Climatempo alerta para o risco de temporais no Oeste, Centro, Sul e Leste de São Paulo, no Sul de Minas e na Zona da Mata mineira, na região Serrana e na região do Médio Paraíba, sul do estado do Rio de Janeiro.
Recorde de calor em São Paulo
A temperatura máxima oficial em São Paulo do dia 22 de Janeiro foi de 33,9°C, estabelecendo um novo recorde de calor para o ano de 2025. Esta temperatura foi registrada às 21 horas pelo Instituto Nacional de Meteorologia, na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, que faz medições diárias desde 1943. O recorde anterior de maior temperatura para este ano era de 33,3°C, no dia 18 de janeiro.
Pelo sexto dia, Belo Horizonte tem madrugada mais quente do ano
Nesta quarta-feira, 22 de Janeiro, Belo Horizonte bateu o recorde de madrugada mais quente do ano pelo sexto dia consecutivo.
O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 24,2°C de temperatura mínima. A média normal da temperatura mínima para janeiro em Belo Horizonte é de 20°C, pelos cálculos do Inmet para o período de 1991 a 2020.
A madrugada desta quarta-feira foi a mais quente na região de Belo Horizonte desde o dia 18 de março de 2024, quando a temperatura mínima foi de 24,8°C.
Para um dia de janeiro, a temperatura mínima desta quarta-feira foi a mais alta pelo menos desde 2016.
Rio de Janeiro tem madrugada mais quente do ano
A madrugada desta quarta-feira, 22 de janeiro, foi a mais quente do ano na cidade do Rio. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 26,2°C de temperatura mínima na estações medidora da Vila Militar, na zona oeste carioca.