O mês de abril traz grandes mudanças no padrão de temperatura e de chuva sobre o Brasil. Será o início efetivo do outono no país, com a influência de massas de ar frio com potencial para provocar queda de temperatura acentuada nos estados da Região Sudeste.
O fenômeno La Niña está fraco e chegando ao fim e não tem mais influência relevante no clima do Brasil.
O Atlântico Sul, na costa do Sudeste, está com temperatura acima do normal. Isto facilita a formação de áreas de baixa pressão atmosférica próximas ao litoral paulista, especialmente na passagem de frentes frias. Vale lembrar também que o oceano mais quente significa mais evaporação de umidade para a atmosfera, que colabora para a formação de áreas de chuva.
Precipitação em SP em abril de 2025

Chuva de abril de 2025 deve ficar dentro da média climatológica na maioria das regiões de SP (Fonte: Climatempo)
O mês de abril começa com predomínio de ar quente e úmido sobre a região Sudeste, que gera áreas de instabilidade também sobre o estado de São Paulo. A passagem de várias frentes frias também estimula a ocorrência de chuva, especialmente na primeira quinzena do mês.
A primeira frente fria de abril deve se aproxima do estado na quinta-feira, 3 de abril, aumentando o risco de chuva forte. Esta frente fria avança sobre São Paulo no dia 4, quando também pode chover forte.
A Climatempo alerta para chuva volumosa na sexta e no sábado no litoral paulista, com alto potencial para transtornos.
No decorrer da segunda quinzena de abril, após a passagem de duas massas de ar frio de origem polar moderadas a fortes que vão causar queda de temperatura no estado de São Paulo, a frequência e o volume de chuva vai diminuindo. Mas podem ocorrer temporais na passagem das frentes frias.
Abril deve ter um volume de precipitações dentro da média normal para o mês na maioria das áreas do estado. No norte/noroeste, a chuva de abril deve ficar um pouco abaixo da média. No Vale do Paraíba deve chover um pouco acima da média.
A média de precipitação em abril varia de 80 mm a 100 mm, para a maioria das regiões paulistas. No extremo oeste (pontal do Paranapanema), no sudoeste e sul do estado, esta média varia de 100 mm a 140 mm.
Temperatura em SP em abril de 2025

Temperatura em abril de 2025 deve ficar acima da média climatológica para o mês em todas as regiões de SP (Fonte: Climatempo)
Ao longo do mês de abril, três frentes frias devem ter força para causar queda de temperatura no estado de São Paulo. A atuação do ar frio não será igual sobre todas as regiões do estado. As áreas ao sul e leste do estado vão sentir um impacto maior (resfriamento mais acentuado) do que as outras regiões paulistas.
A primeira frente fria de abril que terá impacto notável em São Paulo passa pelo estado na sexta-feira, 4 de abril, e a influência do ar polar será sentida no primeiro fim de semana do mês. A queda da temperatura ocorre em todo o estado, mas de forma mais branda no centro-norte e oeste. Estas regiões terão um alívio do calor que predominou durante todo o verão e as temperaturas máximas devem baixar dos 30°C. Mas falar em frio será exagero. O centro-norte e oeste de São Paulo vão refrescar. Já no sul e leste de São Paulo, será possível dizer que o primeiro fim de semana de abril será friozinho.
A segunda massa de ar frio de abril que deve causar um resfriamento perceptível em São Paulo está sendo esperada para meados de abril. A terceira massa polar relevante deve vir no fim de abril, com maior potencial de frio no estado de São Paulo.
Mesmo com a passagem destas massas polares, a previsão é de que abril de 2025 termine com temperatura acima da média que seria normal para esta época em praticamente todas as regiões paulistas. Apenas o sul do estado, que inclui áreas como o Vale do Ribeira e o litoral sul, devem ter temperatura dentro da média.
Geada
Por enquanto, a chance de geada em abril no estado de São Paulo é remota. É possível que o fenômeno ocorra no fim do mês em áreas elevadas da serra da Mantiqueira, como em Campos do Jordão.