O estado do Rio de Janeiro ferveu nas duas últimas semanas, com temperaturas que superaram os 40°C em em vários locais. Mas o “fervereiro” está finalmente chegando ao fim. A onda de calor que desde o dia 12 de fevereiro se estabeleceu sobre a região Sudeste, começou a enfraquecer no leste da região.
Na sexta-feira, 21 de fevereiro, já foi possível notar uma queda nas temperaturas e o estado do Rio de Janeiro não entrou no top 10 do ranking de calor do país. Ufa! A maior temperatura foi de 36,7°C em Silva Jardim. Na capital fluminense, a temperatura máxima na sexta-feira foi de 35,2°C, bem menos quente do que os 38,8°C da última quinta-feira. O recorde de calor para o ano de 2025 foi estabelecido no dia 17 de fevereiro, com 41,2°C.
Fim de semana com possibilidade de pancadas de chuva
O maior desejo da população do estado do Rio de Janeiro neste momento é por um pouco de chuva. Estas pancadas de chuva poderão acontecer neste fim de semana no Grande Rio e em outros locais do estado do Rio de Janeiro, mas não há expectativa de chuva generalizada.
Neste sábado, 22, há possibilidade apenas de algumas pancadas esporádicas no fim da tarde, em pequenas áreas. Pode chover rapidamente também em alguns bairros da cidade do Rio, mas esta chuva não vai atrapalhar o pré-carnaval deste sábado.
No domingo, as condições para chuva aumentam e as pancadas devem acontecer à tarde e também à noite. Há possibilidade de pancadas de chuva principalmente para o Grande Rio, região Serrana e no Sul Fluminense. A chance de chover no Norte/Noroeste do estado do Rio ainda é muito baixa.
Temperaturas menos altas
Com o aumento da nebulosidade e as pancadas de chuva as temperaturas já não vão ficar tão altas como nos últimos dias. Mas o fim de semana ainda será quente em todo o estado do Rio de Janeiro, com temperaturas máximas variando de 32°C a 36°C, exceto nas cidades serranas.
O tempo seco, sem chuva, volta a predominar no Grande Rio na segunda-feira mas as temperaturas não devem atingir valores extremos.
Calor demais e chuva de menos
Cariocas e fluminenses estão tendo um mês com temperaturas muito acima do normal e quase nada de chuva. As medições do Alerta Rio, órgão de monitoramento geológico e meteorológico da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, mostram que em 21 dias o maior acumulado de chuva foi de apenas 3 mm no bairro da Grota Funda. A maioria das áreas da cidade do Rio de Janeiro recebeu menos de 2 mm de chuva neste mês de fevereiro.