A cidade de São Paulo completa 471 anos neste 25 de janeiro de 2025. Desde sua fundação até hoje São Paulo sofreu uma profunda mudança do clima.
Muita gente diz que o clima de São Paulo é maluco, que aqui pode acontecer tudo num dia só. Isso tem um fundo de verdade: São Paulo está muito pertinho do mar e a brisa marítima é responsável por bruscas quedas de temperatura e aumento de nuvens nos fins de tarde.
São Paulo está numa posição geográfica que faz com que a cidade tem a influência frequente da passagem das frentes frias, que além de causarem chuva, também podem provocar acentuadas quedas de temperatura de um dia para outro.
Temporal de 24/1/25 foi o pior em décadas
Como o clima paulistano mudou?
As alterações no clima paulistano foram ocorrendo com a urbanização e a perda da área de vegetação feitas pela ação do homem. São Paulo deixou de ser a terra da garoa e hoje é lugar de temporais.
É fácil perceber a transformação climática observando as médias climatológicas calculadas para diferentes períodos de 30 anos
Nos gráficos abaixo, as linhas azuis representam as médias mais recentes calculadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia, para o período de 1991 a 2020. Esse período já inclui muitos dos anos mais quentes já registrados no planeta.
São Paulo ficou mais quente.

Variação climatológica da temperatura máxima em São Paulo (Fonte: Inmet)
São Paulo ficou mais seca.

Variação climatológica da umidade relativa em São Paulo (Fonte: Inmet)
São Paulo tem madrugadas menos frias.

Variação climatológica da temperatura mínima em São Paulo (Fonte: Inmet)
Sem garoa, com mais temporais
A garoa agora é um evento raro e só ocorre quando frentes frias muito fortes passam pela cidade. É preciso ter frio para ter garoa.
Trabalho científicos de pesquisadores da Universidade de São Paulo revelaram que São Paulo não só tem mais temporais de verão, mas começou a ter também tempestades no inverno, o que não acontecia antes.

Temporais de inverno aumentaram em São Paulo
Cidade cada vez mais quente
O aumento da temperatura, em todas as regiões do planeta, é uma das principais preocupações da Organização Meteorológica Mundial e da Organização Mundial da Saúde. Há décadas São Paulo se transformou numa ilha de calor e vai continuar aquecendo.
E o que esperar do clima de São Paulo nas próximas décadas com o aquecimento global? Como controlar esse aumento de temperatura ?
Ouça o comentário do professor Edmilson Freitas do Instituto de Astronomia geofísica e Ciências Atmosféricas da USP