A semana iniciou com instabilidades marcantes e alerta para temporais em diversas regiões do estado de São Paulo. A chegada de uma frente fria nesta terça-feira (03) intensificará o cenário de chuvas volumosas e tempestades, especialmente na faixa leste do estado.
Frente fria associada a ciclone extratropical intensifica as chuvas
A frente fria que causou chuvas expressivas no Sul do Brasil avança para o Sudeste, trazendo instabilidades para São Paulo. Este sistema está associado a um ciclone extratropical localizado no oceano(ciclone se mantém sobre o oceano e não passá sobre qualquer região do Brasil). importante destacar que a frente fria chegará na região com característica mais marítima.
Além disso, o deslocamento da frente fria canaliza umidade da faixa norte do Brasil para o estado paulista, contribuindo para a formação de chuvas fortes e persistentes ao longo da semana.
Risco de tempestades em São Paulo
O mapa de risco meteorológico aponta para áreas de perigo de tempestades (Temporal + chuva volumosa) na faixa leste do estado, incluindo a capital paulista e a região de Santos. Nessas áreas, são esperados temporais acompanhados de chuvas volumosas, com acumulados significativos.
Nas demais regiões do estado, a chuva também será intensa, com alerta para temporais, embora os volumes previstos não sejam tão altos quanto na faixa leste.
Figura 1- Mapa de risco para está terça-feira 03 de dezembro de 2024. Fonte: Climatempo.
Chuva volumosa já registrada nesta segunda-feira
Os acumulados de chuva registrados em algumas cidades paulistas nesta segunda-feira (02) já indicam a força das instabilidades. Confira os dados:
- Avaré (Centro): 55,4 mm
- Monte Mor (Jardim Paviotti): 52,6 mm
- Hortolândia (Jardim Santa Esmeralda): 34,2 mm
- Cafelândia (Av. Jacob Zucchi): 33,0 mm
- Quadra (Centro): 31,4 mm
- Itaóca (Centro): 29,0 mm
- Itu (Fazenda Chocolate): 27,8 mm
- Marília (Avenida Carlos Artencio): 27,1 mm
Semana com acumulados acima de 100 mm
O mapa de acumulados esperados entre os dias 03 e 06 de dezembro reforça que São Paulo será a área de maior destaque para chuva no Sudeste. Pontualmente, os volumes poderão ultrapassar os 100 mm.
Figura 2- Mapa de acumulados previstos para essa semana, entre 03 de dezembro de 2024 e 06 de dezembro de 2024. Fonte: Climatempo