A chuva foi significativa no estado do Rio de Janeiro no final desta semana. Entre quarta e quinta-feira, o acumulado registrado superou os 100 mm em várias regiões do estado carioca, incluindo a capital. Esse volume elevado trouxe transtornos em diversas localidades, com registros de alagamentos em áreas críticas da cidade.
Acumulados elevados registrados
Ao analisarmos os dados registrados, algumas regiões se destacaram ao longo de quarta e quinta-feira:
- GUAPIMIRIM – Acumulado: 154.4 mm
- MANGARATIBA – Acumulado: 130.0 mm
- CAMPOS – Acumulado: 129.8 mm
- ANGRA – Acumulado: 112.9 mm
- RIO – Acumulado: 111.4 mm
- CAMPOS – Acumulado: 110.0 mm
- PARATY – Acumulado: 108.4 mm
- RIO – Acumulado: 106.2 mm
- ANGRA – Acumulado: 104.5 mm
- ITAGUAÍ – Acumulado: 102.2 mm
- DUQUE – Acumulado: 101.1 mm
- ANGRA – Acumulado: 100.8 mm
- RIO DE JANEIRO (Estação: Alto da Boa Vista) – Acumulado: 100.8 mm
- ANGRA – Acumulado: 97.8 mm
- CAMPOS – Acumulado: 89.4 mm
- ANGRA – Acumulado: 84.1 mm
Impactos na capital carioca
Com a chuva significativa, algumas áreas da capital carioca ficaram alagadas. Destaque para a Cidade de Deus, na Zona Oeste, que ficou debaixo d’água. Também houve bolsões na:
- Avenida Ayrton Senna (Barra)
- Estrada da Pedra (Guaratiba)
- Avenida Olof Palme (Camorim)
- Rua da Feira (Bangu)
- Avenida Brasil, altura do Assaí (Santa Cruz)
Previsão para os próximos dias
Embora a chuva diminua ao longo dos próximos dias, ainda preocupa em alguns pontos nesta sexta-feira.
- Sexta-feira: A chuva estará presente em boa parte do estado carioca. Toda a faixa central e oeste do estado tem previsão de chuva de moderada a forte intensidade. Na faixa litorânea, incluindo a capital carioca, o sol aparece na maior parte do dia, com previsão de pancadas isoladas de chuva. O CEMADEN considera moderada a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa em toda a faixa litorânea e na Região Intermediária do Rio de Janeiro, devido ao elevado volume de chuva acumulada durante a última semana e à previsão de chuva fraca ao longo do dia, com possibilidade de pancadas isoladas que podem ser suficientes para causar deslizamentos de terra pontuais, especialmente em encostas urbanas e eventuais “quedas de barreira” à margem de rodovias.
- Sábado: A chuva deve seguir concentrada na faixa oeste do estado, na divisa com Minas Gerais, e deverá vir com moderada a forte intensidade ao longo do dia. Na capital carioca, o acumulado esperado é de 2 mm, com máxima de 30ºC. O sol aparece na maior parte do dia.
- Domingo: O tempo volta a ficar instável em todo o estado. A circulação do mar para o continente intensifica a chuva em todo o estado. A condição será de muita nebulosidade e chuva ao longo do dia. Para a capital carioca, o acumulado esperado é de 8 mm.