Esta quarta-feira é de alerta para o estado do Espírito Santo e para o centro-leste de Minas Gerais. A chuva volta a cair forte em várias áreas dessas regiões por causa do calor que vem fazendo nos últimos dias, mas principalmente da nova frente fria que na Costa do Rio de Janeiro nesta terça-feira e avança para o Espírito Santo espalhando áreas de instabilidade sobre o estado e também no centro-leste e norte de Minas.
A Climatempo alerta para o risco de temporais no decorrer desta quarta-feira, 11 de dezembro, em todas as áreas do Espírito Santo, na região da grande Belo Horizonte e no Vale do Rio Doce. O Norte/Noroeste do estado do Rio também pode ter temporais.
Nas demais regiões do estado de Minas Gerais, há risco de pancadas de chuva moderadas a fortes nesta quarta-feira.
Frente fria semi-estacionária
A nova frente fria que chega ao litoral do Espírito Santo nesta quarta-feira deve ficar sendo estacionária na costa capixaba até a próxima sexta-feira. Até lá, a presença desta frente fria vai estimular a formação de muitas nuvens de chuva sobre todo o Espírito Santo e também sobre o centro-norte e leste de Minas Gerais, atingindo áreas como o Vale do Rio Doce, o Vale do Jequitinhonha e o Noroeste Mineiro.
Risco de alagamentos e deslizamentos
Com o histórico de chuva que já ocorreu e novembro e a previsão de chuva forte para os próximos dias, o Cemaden alerta para o risco moderado de deslizamentos de terra e de quedas de barreira às margens de estradas e rodovias na região Serrana e no Noroeste do Rio de Janeiro, na região metropolitana de Belo Horizonte e Zona da Mata em Minas Gerais e no centro-sul do Espírito Santo.
Além disso, há risco moderado de enxurradas e de alagamentos temporários nas regiões dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri de Minas Gerais, no Litoral Norte, no Noroeste e região Central do Espírito Santo.