A onda de calor continua e se expande sobre o Sul do Brasil elevando as temperaturas em todo o Rio Grande do Sul , em Santa Catarina e no Paraná. Temperaturas acima dos 40°C voltaram a ocorrer no fim de semana no estado gaúcho e devem se repetir pelo menos por mais 2 ou três dias.
O calor continuava intenso neste domingo, 9 de fevereiro, e por volta das 15 horas, a temperatura em Quaraí já alcançava 42,6°C, novamente a mais alta no país, até este horário.
No sábado, 8 de fevereiro, os termômetros voltaram a superar a marca dos 40°C no Rio Grande do Sul. Em Quaraí, a temperatura chegou a 40,9°C, sendo a maior alta no país. Foi o sétimo dia consecutivo que Quaraí ficou no topo do ranking do calor no Brasil.
Possibilidade de recorde de calor nas capitais
A população da Região Sul do Brasil deve se preparar para uma semana de calor intenso. As três capitais poderão registrar novos recordes de calor para o ano de 2025. Pela medição do Instituto Nacional de meteorologia, os recordes atuais são:
Porto Alegre: 37,6°C – 4 de fevereiro
Curitiba: 31,5°C – 23 de janeiro
Florianópolis: 34,5°C – 3 de janeiro
Calor pré-frontal
O calor deve ser excepcionalmente intenso na terça-feira, 11 de fevereiro, quando uma frente fria estará se aproximando do Rio Grande do Sul. Assim, o Sul do Brasil vai sentir o calor pré-frontal, que é um aquecimento adicional que ocorre por causa da aproximação de uma frente fria.
Esta frente fria deve ter um lento deslocamento pela costa da Região Sul entre os dias 12 e 14 de fevereiro, estimulando aumento da nebulosidade e pancadas de chuva nos três estados. Isso vai aliviar um pouco o calor. O ar frio associado a esta frente fria é fraco e não terá força para manter a temperatura em padrões mais próximos da normalidade por muito tempo.