Depois de um final de semana com destaque para o calorão, a chegada de uma nova frente fria deve organizar novas áreas de instabilidades sobre o Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (18).
Haverá condições para chuva mais forte e os maiores volumes devem se concentrar sobre a Campanha Gaúcha, Fronteira Oeste e sul do estado gaúcho. Porto Alegre ainda pode começar o dia com sol, temperatura sobe, fica abafado e a chuva retorna durante a tarde sobre a capital gaúcho, podendo vir com força.
A semana começa com bastante vento, especialmente no litoral do Rio Grande do Sul, rajadas de vento que independente da chuva podem variar em torno de 50 a 70 km/h. Nas demais áreas do estado, em Santa Catarina e nas cidades do oeste e sul do Paraná, os ventos devem ficar em torno de 40 a 50 km/h.
Em Santa Catarina, o dia deve seguir mais ensolarado, à noite a condição para chuva fica favorável em áreas do sul e oeste catarinense, assim como, nas regiões de divisa com o RS. No Paraná, a chuva ainda permanece mais isolada em alguns municípios do sul e sudoeste paranaense, devido ao calor e um pouco de umidade; atenção para Cascavel e Foz do Iguaçu neste início de semana. No leste do estado, incluindo região de Curitiba, segunda de bastante sol, calor e tempo firme.
Calor e pancadas típicas de primavera/verão
A maior parte da Região Sudeste começa a semana com temperaturas em elevação, muito sol e pancadas de chuva associadas a calor e umidade, especialmente no interior e norte de SP, cidade de SP e boa parte do litoral sul e Baixada Santista, ficam sem chuva nesta segunda. Já os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, seguem com a condição para pancadas de chuva ganhando força a partir do período da tarde. A circulação de ventos e a atuação de um cavado no estado da Bahia, irão reforçar a chuva sobre o Centro-Oeste; pode chover forte desde o oeste e sudoeste da Bahia até Mato Grosso. Semana começa mais instável ainda em GO, no DF e norte de MS. Salvador começa a semana comais abafada e com pancadas de chuva forte.
Enquanto demais áreas do interior da Região e do sul do MA e PI continuam com pancadas mais irregulares. No litoral do Nordeste, sol, calor e chuva passageira. No norte, calor e umidade seguem contribuindo para a formação de nuvens carregadas sobre todos os estados da região. Destaque para chuva mais expressiva ocorrendo entre o AM, AC, RR e RO.