Nos próximos dias, a chuva deve reduzir de maneira significativa no Rio Grande do Sul. O foco das precipitações se volta agora para o estado do Paraná, onde a chuva será mais concentrada ao longo da semana.
Chuva significativa nas últimas 24h
Entre o domingo e a segunda-feira, os maiores acumulados de chuva foram registrados em diversas localidades. No Rio Grande do Sul, os maiores volumes foram em Lajeado, com 56,4 mm, seguido de Fontoura Xavier com 44,8 mm e Caxias do Sul com 42,2 mm. Já em Santa Catarina, Chapecó registrou 42,0 mm, Praia Grande 39,4 mm e Fraiburgo 38,4 mm. No Paraná, os acumulados mais expressivos ocorreram em Nova Laranjeiras, com 30,4 mm, Apucarana com 30,2 mm e Irati com 27,4 mm.
Ventos intensificados pela frente fria
A atuação de um ciclone associado à frente fria intensificou os ventos em diversas regiões, especialmente no Rio Grande do Sul. As rajadas mais intensas foram registradas em Santa Vitória do Palmar – Barra do Chuí, com 66 km/h, Jaguarão com 59 km/h e São Vicente do Sul com 58 km/h. Outras cidades, como Lagoa Vermelha, Canguçu e Soledade, registraram ventos superiores a 50 km/h.
Previsão para os próximos dias
Nesta terça-feira, o destaque fica para o estado do Paraná, onde a chuva deve ocorrer com intensidade moderada a forte, intercalada com algumas aberturas de sol ao longo do dia. A região central do estado está em alerta para temporais.
Ao longo da semana, a chuva continuará presente e mais atuante no Paraná e Santa Catarina, especialmente na faixa central e leste do Paraná, e no centro e nordeste catarinense. Os acumulados de chuva nessas áreas devem variar entre 40 e 80 mm.
Figura 1- Acumulado de chuva previsto entre 21 de janeiro de 2025 e 25 de janeiro de 2025. Fonte: Climatempo.