A chuva deve continuar presente no Sul do Brasil nos próximos dias. Após uma semana de precipitações frequentes no Paraná, os volumes mais expressivos agora se concentram em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com destaque para o estado gaúcho, onde há risco para tempestades, caracterizadas por temporais e chuva volumosa. No Paraná, a chuva persiste, mantendo o cenário de tempo instável.
Elevados volumes no Paraná
O Paraná já registra acumulados expressivos de chuva nesta semana, e a tendência é de continuidade. O forte transporte de umidade da faixa norte favorece a presença constante da chuva no estado. Destaque para os seguintes acumulados de precipitação registrados até o momento:
- São José dos Pinhais (Quississana): 72,1 mm
- Apucarana (Jardim Ponta Grossa): 57,4 mm
- São José dos Pinhais (São Pedro): 54,0 mm
- São José dos Pinhais (São Marcos): 53,8 mm
- Fazenda Rio Grande (Nações): 52,2 mm
- Querência do Norte (Centro): 61,2 mm
- Guarapuava (Centro): 48,6 mm
Intensificação da chuva em Santa Catarina e Rio Grande do Sul
A chuva retorna de forma intensa a Santa Catarina e Rio Grande do Sul ao longo desta sexta-feira (24), quando uma combinação de fatores meteorológicos favorecerá a intensificação da instabilidade. A forte variabilidade dos ventos em altos níveis da atmosfera, associada ao intenso transporte de umidade da faixa norte e à chegada de uma nova frente fria, contribuirá para volumes elevados nos dois estados.
De acordo com o mapa de risco para esta sexta-feira:
- Áreas em amarelo: Grande parte do Paraná, onde a chuva terá intensidade moderada a forte.
- Áreas em vermelho: Sul do Paraná, boa parte de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, com alerta para temporais.
- Áreas em roxo: Boa parte do Rio Grande do Sul e sudeste de Santa Catarina, onde o risco é para tempestades, com potencial de chuvas volumosas e temporais severos.
Figura 1- Mapa de risco para essa sexta-feira 24 de janeiro de 2025. Fonte: Climatempo
Persistência da chuva no fim de semana
A chuva deverá persistir ao longo de sábado (25) e domingo (26), com o avanço da frente fria e a atuação dos demais sistemas meteorológicos, mantendo o tempo instável nos três estados. Conforme os mapas de acumulados de precipitação entre sexta-feira (24) e segunda-feira (27), os volumes de chuva deverão variar entre 40 mm e 60 mm até o início da próxima semana, com pontos onde os acumulados poderão superar esses valores ao longo do final de semana.
Figura 2- Acumulado de chuva previsto entre 24 de janeiro sexta-feira e 27 de janeiro segunda-feira. Fonte: Climatempo