A semana começa com um cenário de instabilidade no Sul do Brasil. A atuação de diversos sistemas meteorológicos vai trazer chuvas intensas, especialmente no Rio Grande do Sul, que deve registrar os maiores acumulados até a próxima quarta-feira.
Sistemas meteorológicos mantêm o tempo instável
A presença de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, em conjunto com a forte variabilidade dos ventos em altos níveis da atmosfera (cavado), serão os responsáveis pela manutenção do tempo instável. Esses sistemas devem garantir a continuidade das chuvas nos próximos dias, afetando principalmente o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e, em menor intensidade, o Paraná.
Alerta para temporais e chuvas volumosas
A previsão para esta terça-feira (19) aponta chuvas significativas, com risco para tempestades, especialmente na faixa oeste do Rio Grande do Sul. Essas áreas, destacadas em roxo nos mapas meteorológicos, estão sob risco elevado de temporais e grandes volumes de precipitação. Além disso, outras áreas do estado e de Santa Catarina, marcadas em vermelho, também estão em alerta para temporais.
Nas regiões destacadas em amarelo, pegando boa parte do Paraná incluindo partes do oeste e leste de Santa Catarina, as chuvas previstas terão intensidade moderada a forte, podendo causar menos transtornos comparadas as outras regiões do Sul.
Figura 1- Mapa de risco para esta terça-feira 19 de novembro de 2024. Fonte: Climatempo.
Risco de alagamentos e alerta do CEMADEN
Devido aos volumes expressivos de chuva esperados, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) classificou várias áreas do Sul em risco moderado para alagamentos. No Rio Grande do Sul, o alerta abrange o oeste, a região central, a Campanha e a Região Metropolitana de Porto Alegre. Em Santa Catarina, o oeste, norte e leste também devem ficar atentos ao risco de alagamentos, principalmente nesta terça-feira.
Figura 2- Mapa de risco hidrológico para esta terça-feira 19 de novembro de 2024. Fonte: Climatempo.
Previsão para o resto da semana
A chuva deve persistir em boa parte das regiões do Sul até sexta-feira. No entanto, a tendência é que o volume de chuva comece a diminuir gradualmente no Rio Grande do Sul a partir de quarta-feira. Segundo o mapa de acumulados previsto para a semana, os totais de precipitação poderão ultrapassar 60 mm em diversas áreas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e também no oeste e leste do Paraná.
Os maiores acumulados, porém, devem se concentrar na região central do Rio Grande do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no litoral norte do estado e na faixa sul de Santa Catarina, onde os volumes de chuva podem chegar a 150 mm até o fim da semana.
Figura 3- Acumulado de chuva previsto entre 19 de novembro de 2024 e 22 de novembro de 2024. Fonte: Climatempo.