No Rio Grande do Sul, os trabalhos de semeadura do arroz apresentam boa evolução, exceto na região da Campanha. Nas áreas semeadas mais cedo, já se observa a realização dos tratos culturais e o início da irrigação.
Em Santa Catarina, a temperatura média e os altos volumes de chuvas têm beneficiado as lavouras em desenvolvimento, mas dificultou o plantio, que está sendo finalizado.
Em Mato Grosso, a semeadura está progredindo de forma moderada e as lavouras implantadas apresentam desenvolvimento satisfatório e bom estado fitossanitário.
Em Goiás, o plantio avança nas áreas sob pivôs e de tabuleiros, sendo realizado de forma escalonada no leste do estado. As lavouras estão, na maioria, em desenvolvimento vegetativo e em boas condições.
No Maranhão, a colheita está ocorrendo apenas nas áreas de Arari e Vitória do Mearim. No Tocantins, a regularidade das chuvas tem contribuído para o progresso da semeadura.
Ao todo, a área plantada no Brasil já atinge 65%, de acordo com o útimo boletim semanal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Previsão para os próximos dias
Nesta semana as chuvas mais fortes e persistentes devem se concentrar sobre a metade norte do Brasil, onde devem contribuir para o aumento da umidade do solo no Matopiba, mas podem provocar paralizações nas atividades em campo entre Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Enquanto isso, no centro-sul as janelas de tempo seco serão maiores. Uma frente fria vai influenciar o tempo na Região Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo nesta quarta-feira (13/11), mas deve provocar chuvas rápidas e esparsas. No interior da região Sul, o tempo seco deve predominar na maior parte da semana e irá favorecer o plantio do arroz.