O estado do Paraná foi uma das áreas mais chuvosas no Brasil nesta quinta-feira. Grandes volumes de chuva foram acumulados em várias áreas do estado. Em alguns locais a chuva caiu forte ocorreu na noite da quarta-feira e durante a madrugada e em outros os temporais vieram durante esta quinta-feira
O acumulado mais impressionante foi observado na região de General Carneiro, que acumulou 160,8 mm entre 9 horas do dia 6 e 9 horas desta quinta-feira, 7 de novembro. Segundo informações da Imprensa local, a enxurrada invadiu uma casa durante a madrugada e arrastou uma criança que estava dormindo.
Em Joaquim Távora choveu cerca de 65 mm em apenas uma hora, entre 15 e 16 horas desta quinta-feira, mas o acumulado em 3 horas, entre 15 e 18 horas chegou a quase 110 mm. O total acumulado em 24 horas, considerando o período entre 18 horas da quarta-feira, 6, e 18 horas desta quinta-feira, 7 de novembro, foi de 130,2 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.
Esta quantidade de chuva é muito elevada para um período de 24 horas e representa praticamente toda a média normal de chuva para o mês de novembro na região de Joaquim Távora.
Outro destaque é a chuva volumosa na região de Paranavaí. Depois da chuva forte da noite da quarta-feira, a chuva voltou intensa nesta tarde de quinta-feira. O acumulado entre 18 horas da quarta e 18 horas desta quinta-feira já somava 109,8 mm, pela medição do Simepar.
O Paraná está sentindo nesta quinta-feira os efeitos da formação de uma nova frente fria entre o Sul do Brasil, o Paraguai, o Mato Grosso do Sul e São Paulo e também a passagem de uma frente fria pela costa gaúcha, que já está se afastando em alto mar.
Volumes de chuva
Confira alguns volumes de chuva elevados observados sobre o Paraná, em 24 horas, entre aproximadamente 18 horas do dia 6 e 18 horas de 7 de novembro de 2024, pela medição do Inmet, Cemaden e Simepar.
Pelos cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia, a média de precipitação no Paraná no mês de novembro varia de 140 a 180 mm.
General Carneiro 172 mm
Joaquim Távora 130,2 mm
Paranavaí 109,8 mm
Goioerê 89,2 mm
São Miguel do Iguaçu 86,8 mm
Capitão Leônidas marques 86,3 mm
Irati 85,0 mm
União da Vitória 79,0 mm
Laranjeiras do Sul 78,8 mm
Campo do Tenente 77,6 mm
Guarapuava 70,0 mm
Previsão para os próximos dias
Sexta-feira
As fortes áreas de instabilidade se afastam do Paraná no decorrer desta sexta-feira permitindo que o sol reapareça e a chuva diminua bastante. Mas ainda há previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes no norte e leste do Paraná, incluindo a região da Grande Curitiba .
Para a região da Grande Curitiba e para o litoral, a previsão para esta sexta-feira é de muita nebulosidade e chuva frequente. A temperatura fica amena.
No norte e leste do Paraná, as pancadas de chuva também podem acontecer a qualquer hora, mas intercaladas com alguns períodos com sol. No centro, oeste e sul do Paraná, o sol deve aparecer entre muitas nuvens.
Fim de semana
No fim de semana, o sol e o tempo firme devem predominar sobre o Paraná. Pouca chuva é prevista para o estado. Há possibilidade de períodos com céu nublado no começo da manhã por causa de névoa ou nevoeiro. As temperaturas devem ficar amenas à noite devido à passagem de ar frio de origem polar
Na Grande Curitiba e no litoral paranaense, o fim de semana terá períodos com sol entre muitas nuvens e o céu deve ficar nublado no começo da manhã e à noite. A temperatura também fica amena, com sensação de friozinho à noite e ao amanhecer.