A plantação de milho 2ª safra está quase concluída, restando apenas pequenas áreas isoladas que sofreram com a falta ou escassez de chuvas, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral).
Existem situações em que alguns produtores estão arriscando e plantando no pó, enquanto outros estão aguardando melhores condições de umidade para realizar o plantio. Nas regiões onde as chuvas foram adequadas, a recuperação das lavouras é promissora, porém técnicos já alertam para perdas pontuais. Em contrapartida, nas áreas com baixa precipitação, as perdas são significativas.
Em função da falta de chuva e das altas temperaturas dos últimos dias, houve prejuízo considerável no processo de germinação em muitas áreas, o que resultará em uma redução no estande e, consequentemente, em uma diminuição das produtividades, que será reavaliada ao longo da safra, informa o Deral.
Decreto de emergência está sendo avaliado
Diante desse cenário, está sendo avaliada a possibilidade de decretar estado de emergência por alguns municípios da regional de Toledo no oeste do estado. A perda do potencial produtivo se tornará ainda mais evidente caso as chuvas previstas para os próximos dias não se concretizem.
Estresse hídrico reduziu as aplicações e doenças já são visíveis no campo
De acordo com o Deral, há relatos de infestação moderada de cigarrinha, além de grande presença de pulgões. As aplicações foram reduzidas nos últimos dias devido ao estresse hídrico e térmico.
Risco de temporal e frio para a virada do mês: o que dizem os meteorologistas
A meteorologista Patricia Cassoli alerta que entre hoje (27/02) e sexta-feira (28/03), há risco para alguns temporais no Paraná. Já, para a próxima semana, a previsão da Climatempo indica a passagem de frentes frias pelo Sul que devem contribuir para ocorrência de chuva no estado. A previsão de volume de precipitação indica valores entre 50/70mm até o dia 05 de abril, prevê a meteorologista.
O meio oeste do Paraná também deve receber chuva com a passagem deste sistema que deve contribuir para aumentar a umidade do solo e trazer um alívio para o calorão. A região de Cascavel, Toledo estarão na rota da chuva. “Onde ainda deve ficar mais seco, em termos de solo, é o noroeste do Paraná”, explica Cassoli.
Ar frio na virada do mês
A virada do mês vem trazendo um ar mais frio para o Sul do Brasil. A meteorologista Nadiara Pereira explica que a frente fria vem acompanhada de uma massa de ar polar que irá provocar queda de temperatura na primeira semana de Abril.
“No Paraná, o ar frio ajuda a diminuir o calor e não há risco para frio extremo, mas o Rio Grande do Sul e algumas áreas de Santa Catarina já devem experimentar temperaturas bem baixas”, relata Pereira.
Milho Primeira safra
O milho 1ª safra se encontra praticamente finalizado, com grande variação na produtividade em função das condições climáticas.
Veja abaixo o mapa com a tendência de chuva no período de 27 a 31 de março:

mapa com tendência de chuva acumulada – período de 27 a 31 de março – Fonte: Climatempo