Segunda semana de novembro com destaque para o aumento da chuva no Sul do país. Nesta segunda (11), o avanço de uma nova frente fria deixa áreas do oeste e sul do Rio Grande do Sul em ALERTA para temporais. O dia já deve começar mais nublado na Campanha, em toda a fronteira com o Uruguai – incluindo região de Uruguaiana, no litoral sul e em Bagé com condições de chuva a qualquer momento. Em Porto Alegre, em áreas do centro e norte do estado, o sol pode aparecer mais de manhã e a chuva aumenta no decorrer da tarde.
A semana começa com bastante vento – independente da condição de chuva – com o deslocamento da frente fria, cidades do sul de Santa Catarina e todo o estado do Rio Grande do Sul podem ter rajadas moderadas a forte de 51 a 70 km/h e o risco de transtornos aumenta. Podemos ter ao longo do dia e durante os temporais, queda de galhos e árvores e risco alto para queda de energia.
Sem ciclone bomba
ATENÇÃO: A frente fria que avança nessa segunda (11) está associada a uma área de baixa pressão em alto mar, bem afastada da costa. Um ciclone extratropical se forma em alto mar na terça-feira (12), mas ele não coloca em risco nenhuma região, uma vez que ele se forma já bem distante e se afasta mais conforme ganha intensidade. NÃO teremos a condição na terça de um ciclone bomba; isto por que a baixa já vai estar bem mais longe da costa, segundo as novas projeções dos modelos. Os ventos que ocorrem, especialmente nesta segunda e ao longo da terça, estarão associados ao deslocamento da frente fria e a formação e nuvens cumulonimbus.
Na terça-feira (12), com o avanço da frente fria em direção ao Sudeste as condições de chuva aumentam em Santa Catarina e no Paraná. O dia já pode começar com chuva na maioria das áreas e em Florianópolis e Curitiba; com a condição de temporais aumentando durante a tarde de terça – RISCO ALTO para transtornos em cidades do sudoeste, sul e oeste paranaense; chuva que também pode acontecer com força em Chapecó e no meio-oeste de Santa Catarina. Na retaguarda desta frente, a entrada do ar frio volta a diminuir as temperaturas, especialmente na quarta-feira (13) no Sul do país.
Quarta, a condição de chuva e de ventos começa a diminuir, mas, o dia pode começar gelado, especialmente nas áreas de Serra do RS, na Campanha e no oeste gaúcho. Os ventos mais úmidos que sopram do mar contra o continente, ainda vão manter a chance alta de garoa e chuva fraca no litoral e leste de Santa Catarina e do Paraná.