Áreas de instabilidade voltaram a se formar sobre os estados do Sul do Brasil neste início de semana e fortes pancadas de chuva foram observadas nos três estados.
Além do calor, a circulação de ventos em níveis médios da atmosfera e a presença de uma área de baixa pressão atmosférica no norte da Argentina estimularam a formação das nuvens carregadas.
Nesta terça-feira, 25 de março, uma frente fria avança pela costa da região Sul do Brasil e vai colaborar para formar mais áreas de nuvens carregadas nos três estados.
As pancadas de chuva voltam a acontecer nos três estados no decorrer desta terça-feira, com risco de chuva forte e de raios.
Alerta para temporais
A Climatempo alerta para temporais no oeste e sul do Paraná e no litoral paranaense, em todo o interior de Santa Catarina e também no extremo norte do Rio Grande do Sul, incluindo a região serrana.
Áreas ao centro, norte e leste do Paraná, o litoral de Santa Catarina e o centro-oeste do Rio Grande do Sul podem ter pancadas de chuva moderadas a fortes.
Na Grande Curitiba e Grande Florianópolis, há risco de pancadas de chuva moderadas a fortes.
Não há previsão de chuva intensa na região da Grande Porto Alegre.
Semana com o tempo instável na Região Sul
No decorrer desta semana, ventos marítimos vão predominar sobre a Região Sul injetando umidade sobre os três estados. Não há previsão de queda de temperatura relevante. As pancadas de chuva vão continuar ocorrendo nos três estados e há risco de chuva forte especialmente nas áreas a oeste da Região Sul, regiões de fronteira com o Paraguai e com a Argentina.
Estiagem no Rio Grande do Sul
Segundo dados da defesa civil do Rio Grande do Sul, até por volta das 22:00 do dia 24 de março, 265 municípios do Rio Grande do Sul estavam sofrendo com estiagem em 2025.
A chuva desta semana apenas alivia a situação para alguns municípios.
A previsão para este outono é de que chova um pouco acima do normal sobre o Rio Grande do Sul.