O ano de 2025 começou com temporais na Região Sul do Brasil e muito calor. Os três estados tiveram episódios de chuva forte, ventania e granizo.
Nesta quinta-feira, 2 de janeiro, o risco de temporais aumenta no Sul do Brasil com o deslocamento de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul. Esta frente fria vem associada a um ciclone extratropical que se desloca pela costa da Argentina e deve chegar ao litoral do Uruguai até a noite.
No mapa, as áreas em vermelho indicam o risco de temporais, que inclui a Grande Porto Alegre e a Grande Curitiba. Nas áreas em amarelo, que inclui a Grande Florianópolis, há potencial para pancadas de chuva moderadas a fortes.
Calor e temporais
Esta quinta-feira será um dia quente no Sul do Brasil e com previsão de novas pancadas de chuva à tarde e à noite. Há risco de raios, de fortes rajadas de vento, de 60 km/h a 80 km/h, em média, e permanece o risco de queda de granizo nos três estados.
Não há expectativa de pancadas de chuva apenas o sudoeste/oeste do Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira, com o deslocamento da frente fria em direção ao Paraná, o sol e o tempo seco devem voltar a predominar sobre o Rio Grande do Sul, mas as temperaturas seguem elevadas à tarde.
Já Santa Catarina e o Paraná vão continuar tendo pancadas de chuva.
Calor, granizo e vento forte abriram 2025 no Sul
A queda de granizo foi observada na quarta-feira, 1 de janeiro, em São Joaquim, na serra catarinense. O temporal na região de Jandaia, no interior do Paraná, provocou a queda de árvores e deixou alguns estabelecimentos com vidros quebrados. Houve queda de granizo.
Calor
O calor mais intenso no primeiro dia de 2025 no Sul do Brasil foi no Rio Grande do Sul, com temperaturas de 37,7°C em São Borja e em São Luiz Gonzaga.
Várias horas com sol forte pela manhã e a intensificação dos ventos quentes vindos de norte, devido à aproximação de uma frente fria, foram fatores importantes para uma rápida elevação da temperatura ao longo do dia no Rio Grande do Sul.
Em Porto Alegre, a temperatura máxima provisória medida pelo Instituto Nacional de Meteorologia foi de 34,5°C, fazendo a capital gaúcha ficar entre as capitais mais quentes do Brasil no dia primeiro de janeiro de 2025.
Temporais com ventos fortes
Rajadas de vento acima dos 60 km/h ocorreram nos três estados do Sul nesta quarta-feira.
No Rio Grande do Sul, por volta das 17h30, o aeroporto Internacional Salgado Filho registrou uma rajada com 69 km/h e a base aérea de Canoas teve rajada de 73 km/h. Em Rio Pardo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajada de 98 km/h, entre 16 e 17 horas.
Em Santa Catarina, o Inmet registrou 61 km/h em Curitibanos e 62 km/h em Araranguá.
No Paraná, a região de Joaquim Távora teve rajada de 73 km/h, de acordo com o Inmet, e o aeroporto de Maringá teve rajada de 62 km/h.