O Sul do Brasil começou a esquentar novamente e o Rio Grande do Sul voltou a liderar o ranking de calor no Brasil nesta sexta-feira, 21 de fevereiro. Em Quaraí a temperatura chegou a 38,5°C. Diamante do Norte no Paraná veio logo atrás com temperatura de 38,1°C.
10 maiores temperaturas no Brasil em 21/02/2025
1 – 38,5°C Quaraí RS
2 – 38,1°C Diamante do Norte PR
3 – 38,0°C Patos PB
4 – 37,8°C Aragarças GO
5 – 37,7°C Água Clara MS
6 – 37,5°C Valparaíso SP
7 – 37,3°C Coronel Pacheco MG
37,3°C Alegre ES
8 – 37,2 Seridó RN
9 – 37,1°C São Borja RS
10 – 37,0°C Bataguassu MS
Nova onda de calor
A população da região, especialmente os gaúchos, devem se preparar para enfrentar uma nova intensa onda de calor nos próximos dias. A partir do domingo, as temperaturas devem passar dos 40°C em vários locais do estado. O calor será intenso também em áreas de Santa Catarina e as temperaturas vão subir mais no estado do Paraná.
Pouca chuva e muito calor no fim de semana
O sistema de alta pressão que causa a nova onda de calor sobre o Sul do Brasil vai também diminuir as condições para chuva já neste fim de semana. O ar vai ficar mais seco no Sul do Brasil, o que vai reduzir a nebulosidade. O sol vai aparecer forte por mais tempo e as pancadas de chuva vão ficar escassas
No sábado, 22 de fevereiro, praticamente todo o Rio Grande do Sul já fica chuva. Pancadas de chuva ainda devem ocorrer em muitas áreas do Paraná e de Santa Santa Catarina, em geral à tarde e à noite
As temperaturas entram em elevação especialmente no Rio Grande do Sul e devem se aproximar dos 40°C em alguns locais.
No domingo,23, o sistema de alta pressão atmosférica atua mais forte sobre o Sul do Brasil. O ar fica mais seco e a chance de chuva diminui ainda mais na Região. Não há previsão de chuva para o Rio Grande do Sul. No Paraná, as pancadas de chuva devem ficar restritas ao norte e leste do estado, incluindo a Grande Curitiba. Em Santa Catarina, deve chover um pouco no Vale do Itajaí e no litoral catarinense.
O calor aumenta nos três estados e deve chegar aos 40°C em várias áreas do Rio Grande do Sul.