No Paraná, o plantio da safra de soja 2024/25 chegou ao final. Já foram plantados 99% da área total estimada de 5,77 milhões de hectares, de acordo com o último boletim do Departamento de Economia Rural (Deral).
No entanto, as condições gerais das lavouras apresentam uma piora, especialmente por causa da falta de chuva e da alta temperatura em algumas regiões do estado. Na semana passada a área de soja considerada boa representava 99% do total, já nesta semana este percentual foi reduzido para 92%. Esta piora da situação das lavouras aconteceu de forma mais intensa na região de Londrina, Toledo, Cascavel e Umuarama. Já a produção esperada foi estimada em 22,3 milhões de toneladas, informa o Deral.
Carla Rossato é produtora paranaense e conta que em uma de suas fazendas no município de Sertaneja, as áreas semeadas mais cedo já apresentam soja em estágio V7, porém em outras áreas o desenvolvimento está em fase V2, V3 e V4.
“A soja está sentindo a alta temperatura de 38ºC e a falta de chuva. Estamos precisando muito desta precipitação com volumes que possam recuperar a umidade do solo, principalmente para o período entre 28/11 a 02/12″, de forma emergencial, caso contrário poderemos começar a ver a soja mais novinha ser altamente prejudicada”, explica Rossato.
De acordo com os meteorologistas da Climatempo, no Paraná, o sol aparece no sábado (30/11), mas há previsão de pancadas de chuva à tarde, acompanhadas de raios e trovoadas, deixando o tempo abafado. No domingo (01/12), o sol predomina e a chuva vem isolada no litoral paranaense, oeste e norte do estado e região metropolitana de Curitiba. Veja o mapa com a tendência de acumulado de chuva para o período entre 29/11 05/12:
Milho
O plantio de milho no estado também foi finalizado. Foram plantados 256 mil hectares desta cultura, com expectativa de uma produção total de 2,6 milhões de toneladas. No campo as condições de lavoura são boas para maior parte da área.