Nos últimos dias, o plantio da soja acelerou Paraná, apesar da chuva ter paralisado os trabalhos momentaneamente. Em alguns municípios a finalização do plantio só depende da colheita de inverno. As chuvas beneficiaram as lavouras, proporcionando condições ideais para o desenvolvimento das plantas nos estágios iniciais. Apesar disso, nas localidades paranaenses onde as chuvas foram mais frequentes as temperaturas médias estão abaixo do ideal para a cultura neste momento, de acordo com os técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral).
Ainda assim, o cenário é de otimismo em relação à produtividade.
O boletim semanal do Deral, informa que pontualmente, há atrasos na semeadura, que influenciarão diretamente o plantio da segunda safra de milho de forma negativa, resultando em redução nas áreas a serem cultivadas. É importante destacar que o tempo tem sido favorável para a germinação e o desenvolvimento das culturas de verão, ao contrário do ano anterior, quando, neste mesmo mês, as chuvas foram volumosas e causaram erosão e a necessidade de replantio.
Previsão do tempo para os próximos dias
Nesta semana a chuvas mais intensas vão se concentrar sobre a metade norte do Brasil, favorecendo o aumento da umidade do solo entre as regiões Centro-Oeste e Sudeste.
No Sul do país uma massa de ar seco e frio manterá o tempo mais firme e com temperaturas mais amenas. Pancadas de chuva devem atingir a faixa leste da região Sul e de forma muito isolada o interior do Paraná. As maiores janelas de tempo seco no interior da Região Sul devem favorecer o avanço do plantio do milho primeira safra.
Veja também: Onde a chuva pode paralisar o plantio?
Podcast Agrotalk traz informações sobre técnica de manejo que ajuda rebanho afetado por estiagem
Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!