Os fenômenos climáticos cada vez mais recorrentes e intensos, como os registrados no Rio Grande do Sul em 2024, têm impactado a economia do Brasil, e levado a um aumento da demanda de empresas e instituições por serviços de previsões meteorológicas, com o objetivo de nortear os negócios. A Climatempo, a maior e mais reconhecida empresa de soluções meteorológicas e previsão do tempo do Brasil e da América Latina, identifica esse crescimento da demanda por serviços de consultoria não só junto aos setores que tradicionalmente contratam estes serviços, as previsões como energia e agronegócios, mas também no varejo, infraestrutura e logística, entre outros.
“A percepção de que os eventos climáticos extremos estão se ampliando cresceu muito e se acelerou com a tragédia no Rio Grande do Sul, e isso preocupa cada vez mais a sociedade e as empresas, ao mesmo tempo que elas abraçam mais a agenda ESG”, relata Nil Nunes, COO da Climatempo.
Atividades do varejo, de logística, delivery de alimentos, confecção de roupas, cosméticos e condicionadores de ar, bem como empreendimentos de infraestrutura, estão também entre as mais vulneráveis às intensas variações do clima. “Cada vez mais os eventos extremos colocam em risco tanto as atividades desenvolvidas a céu aberto quanto aquelas cujas vendas dependem do clima, por isso, as empresas buscam previsões com a maior acurácia possível para definir ações que ajudem a planejar suas operações e reduzir esses eventuais impactos”, constata Nunes.
Os dados meteorológicos servem, por exemplo, para determinar o melhor momento de produzir uma coleção de roupas de estação, de reforçar ou não estoques de produtos como ar-condicionado e ventiladores, de tomar alguma medida preventiva ou emergencial em uma rodovia no caso de uma tempestade ou seca prevista pela frente, ou mesmo colocar um número maior de motoboys em dias de chuvas, quando aumenta o número de pedidos de delivery de alimentos.
Além disso, as previsões meteorológicas ajudam as empresas a tomarem decisões mais assertivas na hora de lançar uma campanha de marketing ou de publicidade nas mais variadas mídias, dependendo do produto a ser vendido e da previsão, que pode ser de chuva, calor ou frio mais intenso.
Entre os clientes da Climatempo estão o iFood, o Grupo CCR, fabricantes de ar-condicionado, empresas da área de Energia e do Agronegócio, e até mesmo do setor de entretenimento – recentemente a empresa foi contratada para monitorar o clima no Rio de Janeiro para o show da Madonna.
Na área de mídia, entre os clientes que utilizam as plataformas da Climatempo para divulgar seus produtos, está a Nivea, por exemplo, com a veiculação da campanha do Nivea Sun, e a GM, que divulgou a tecnologia OnStar de acionamento automático do ar-condicionado, aproveitando a onda de altas temperaturas que atingiram as capitais Rio de Janeiro e São Paulo.
Vale lembrar que o site da Climatempo é o décimo mais acessado da internet brasileira, justamente pela busca das pessoas pelas previsões do tempo, com 428,8 milhões de acessos em 2023, conforme dados da Similarweb.
Foco na agenda ESG
O foco crescente na agenda ESG também impulsiona a demanda pelas análises climáticas tanto por parte de empresas que buscam alinhar suas práticas na área ambiental às variações do clima quanto das instituições financeiras, incluindo bancos e seguradoras.
“ O acionamento de geradores movidos a diesel, em caso de falta de energia, é um ponto que começa a ser monitorado também para que esses equipamentos tenham um melhor gerenciamento, evitando mais emissões de carbono”, explica o COO da Climatempo.
Nil Nunes conta que o Brasil vem investindo bastante em tecnologia para desenvolver mais soluções para lidar com eventos extremos. “A Climatempo tem inclusive parcerias com instituições públicas para compartilhar informações”, completa.
Sobre a Climatempo
A Climatempo é a maior e mais reconhecida empresa de consultoria meteorológica e previsão do tempo do Brasil e da América Latina. Desenvolve serviços de análises e previsões climáticas para empresas e instituições da área pública e privada, com serviços especializados que atendem mais de 22 setores de atividades, como energia, mineração, agronegócio e logística, entre outros. Para o público em geral, fornece informações sobre o clima por meio do seu website e aplicativos, e boletins com previsão do tempo para diversos veículos de comunicação. Juntos, esses canais somam 20 milhões de usuários mensalmente.
Comprometida com a inovação, foi a primeira empresa privada a oferecer análises climáticas customizadas no mercado brasileiro e, em 2015, instalou o LABS Climatempo no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (SP), para atuar na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Fundada em 1988, a Climatempo foi adquirida, em 2019, pela StormGeo, empresa líder global em serviços de inteligência meteorológica e suporte à decisão, sediada na Noruega, com presença em 15 países e 515 funcionários, e que, desde 2021, integra o grupo Alfa Laval, líder global no fornecimento de produtos nas áreas de transferência de calor, separação e manuseio de fluidos.