Como em todo o estado paulista, a cidade de São Paulo e a região metropolitana entram em abril sentido ainda os ares do verão, com o predomínio de ar quente e úmido, e sensibilizadas pelo temporal do último dia de março. Grandes alagamentos e transbordamento de córregos foram observados em municípios do Grande ABC, em O rio Verde transbordou novamente em Itaquera e o Ribeirão dos Meninos transbordou na região do Ipiranga.
Abril começa com risco de chuva forte na Grande SP
Os primeiros três dias de abril serão quentes na Grande São Paulo, com calor em torno dos 30°C à tarde na região da capital paulista. Com a disponibilidade de umidade e a circulação de ventos em médios níveis da atmosfera favorável, novas áreas de instabilidade se formam no decorrer da tarde.
A Climatempo avisa que há risco de pancadas de chuva moderadas a fortes na Grande SP e nas demais regiões do estado de São Paulo nesta terça-feira, 1 de abril.
Até o dia 3 de abril, o ar quente e úmido predomina sobre o estado de São Paulo e a Grande São Paulo continua sujeita a fortes pancadas de chuva.
Frente fria, temporais e queda da temperatura
A quinta-feira, 3 de abril, será um dia de maior atenção na Grande São Paulo. O risco para temporais aumenta por causa da aproximação de uma frente fria, que vem trazendo uma massa de ar frio moderada a forte. O grande choque térmico sobre São Paulo vai facilitar a formação das nuvens carregadas no estado.
A Grande São Paulo terá mais chuva na sexta-feira, 4 de abril, e a temperatura começa a baixar com a grande quantidade de nuvens, chuva e a entrada de ventos frios, de origem polar. Mas a sensação de um ar um pouco abafado ainda vai predominar em grande parte do dia.
No primeiro fim de semana de abril, a Grande São Paulo estará dentro de uma massa de ar frio e também vai receber muita umidade marítima. A combinação do ar frio com a falta do sol, por causa do excesso de nuvens, vão manter a temperatura amena.
Em meados de abril e no fim do mês, outras duas massas de ar frio, mais fortes, devem causar queda de temperatura acentuada na Grande São Paulo.