A chuva forte que voltou a cair sobre a região da Grande São Paulo na tarde desta terça-feira, 4 de fevereiro, causou o transbordamento de três córregos na zona leste da cidade de São Paulo. O Córrego Três Pontes extravasou às 16h30, o córrego Itaim (Itaim Paulista) transbordou às 16h40 e o córrego Guaratiba (região de Guaianases), às 17:20
No começo da noite, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura contabilizava 12 pontos de alagamento na cidade de São Paulo.
Transtornos com menos chuva
A chuva que caiu nesta terça-feira não foi tão intensa como na semana passada. Porém os córregos já estão com o nível bastante alto, após os grandes volumes de chuva registrados em janeiro e também nos últimos quatro dias, durante a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul. Assim, já não é preciso um temporal para causar transbordamentos dos córregos e nem deslizamentos de terra.
Esse tipo de situação pode se repetir outras vezes até o final desta semana. Não há previsão de chegada de frente fria ao litoral paulista nos próximos dias, mas a grande São Paulo, o interior e também o litoral vão continuar tendo pancadas de chuva todas as tardes e também em parte da noite.
Calor e pancadas de chuva
Os períodos com sol aumentam a partir desta quarta-feira, 5 de fevereiro, em todo o estado de São Paulo, o que vai facilitar a elevação da temperatura.
As pancadas de chuva ocorrem não mais por causa de ZCAS, mas pela grande disponibilidade de umidade que existe na região e também de temperaturas altas.
Com a diminuição da nebulosidade, o sol volta a aparecer forte por várias horas fazendo a temperatura subir rapidamente. A previsão é de que a cidade de São Paulo tenha calor entre 30°C e 32ºC até o próximo sábado.
Com o aumento do calor e a umidade do ar ainda elevada, as pancadas de chuva vão continuar ocorrendo sobre todo o estado de São Paulo até o fim desta semana. Estas pancadas vão ocorrer durante a tarde e-ou à noite e podem ser fortes em vários locais da Grande São Paulo, no litoral e no interior.