logo
Ícone do tempo agora
São Paulo, SP / --°
Entraravatar
  • Previsão
    • 15 Dias
    • Agora
    • Hoje
    • Amanhã
    • Fim de Semana
    • Vento
    • Praias
    • Aeroportos
    • Brasil
  • Clima
  • Notícias
    • Últimas notícias
    • Alertas
    • Podcast
    • Vídeos
    • Ver todas categorias
  • Chuva
  • Mapas
  • Agroclima
  • Produtos Climatempo
    • SMAC
    • Agroclima Pro
    • API
    • Levantamento de dados
    • Ocean Report
    • Relclima
    • Weather Index
    • Climatempo Academy
    • Climatempo Infra
  • Contato
Clima e Previsão do Tempo

Aniversário de São Paulo com risco de temporais 

Tempestade na capital paulista na sexta-feira, 24 de janeiro, foi o mais intenso, em 24 horas, desde 1988. Entenda o que gerou as nuvens muito carregadas que passaram sobre a cidade.

24/01/2025 às 21:00

Compartilhar
Imagem da notícia Aniversário de São Paulo com risco de temporais 
Alagamento em São Paulo em 24/1/25 por causado forte temporal (Foto: Alana Gabriele)

Neste sábado, 25 de Janeiro,  a cidade de São Paulo completa 471 anos.  a previsão é de um dia de muito calor,  com temperatura máxima que pode chegar aos 33°C.

A cidade de São Paulo terá períodos com sol já pela manhã, sempre com um pouco de nuvens.  Mas o calor intenso e a grande disponibilidade de umidade no ar vão gerar novas nuvens carregadas sobre a capital paulista. 

 

A Climatempo alerta que a partir do meio da tarde e também na noite deste sábado, há risco de novos temporais sobre a cidade de São Paulo,  com potencial para transtornos com alagamentos,  enxurradas fortes,  e interrupção  do fornecimento de energia.

 

São Paulo tem chuva mais intensa desde 1988

Nuvens extremamente carregadas passaram sobre a cidade de São Paulo provocando uma tempestade como não se via há muito tempo

Pela primeira vez o alerta de tempo severo foi disparado pela defesa civil da capital paulista para os celulares da população, avisando da situação perigosa.

O que causou o temporal

As nuvens de temporal se forma pela combinação do excesso de calor,  grande disponibilidade de umidade no ar, além da passagem de uma frente fria em alto mar e também da presença  uma circulação de ventos com tendência  ciclônica (de movimento horário) na região do estado de São Paulo.

 

Alagamentos

O temporal que caiu na tarde desta sexta-feira,  24 de Janeiro, deixou dezenas de vias alagadas na cidade e ruas que viraram verdadeiros rios.

Por volta das 19h50 desta sexta-feira,  o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas,  da prefeitura da cidade de São Paulo,  informava 37 pontos com alagamento na cidade, sendo que 6 ainda eram intransitáveis. 

 

Volume de chuva

A análise dos dados de precipitação mostrou que muitos locais da capital paulista acumularam de 40 mm a quase 60 mm de chuva em apenas uma hora, entre 15 horas e 16 horas desta sexta-feira. Porém, em alguns locais, a chuva foi muito mais forte. Áreas da zona norte e na zona leste chegaram a registrar cerca de 80 mm de chuva neste período.  

A estação meteorológica do Mirante de de Santana,  na zona norte da cidade de São Paulo, registrou 82 mm entre 15 e 16 horas e 39,8 mm entre 16 e 17 horas,  totalizando 121,8 mm em apenas duas horas de chuva. 

De acordo com o Instituto Nacional de meteorologia, o acumulado de 82 mm, foi o maior volume registrado em apenas 1 hora, desde o início das medições automáticas no Mirante de Santana, em 25 de julho de 2006

 

O volume de chuva acumulado em duas horas pode ser considerado o mais intenso desde fevereiro de 2020, quando também choveu 121,8mm, mas em 24 horas, entre 9 horas do dia 9 e 9 horas do dia 10 de fevereiro de 2020, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

O acumulado em 4 horas, entre 15 horas e 19 horas somava 125,4 mm,  Isso corresponde a aproximadamente 43% da média de precipitação para todo mês de janeiro, que é de 292 mm.

Este total em 4 horas foi o terceiro maior volume de chuva em um dia sobre a cidade desde 1988, quando choveu 151,8 mm no Mirante de Santana, entre os dias 20 e 21 de dezembro daquele ano. 

 


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
18°26°
25mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
18°25°
7mm
saiba mais
Guarulhos - SP
18°26°
6mm
saiba mais
Diadema - SP
18°24°
4mm
saiba mais
Osasco - SP
18°25°
5mm
saiba mais
Santo André - SP
18°25°
5mm
saiba mais
Imagem Frente fria avança e muda o tempo em boa parte do Brasil

Frente fria avança e muda o tempo em boa parte do Brasil

Imagem Mudanças climáticas favorecem fungos patogênicos e vetores de doenças

Mudanças climáticas favorecem fungos patogênicos e vetores de doenças

Imagem Estudo mostra como o Brasil pode reduzir em até 38% a pegada de carbono na produção de trigo

Estudo mostra como o Brasil pode reduzir em até 38% a pegada de carbono na produção de trigo

Imagem Tempo chuvoso derruba a temperatura em BH e tem mais chuva à vista

Tempo chuvoso derruba a temperatura em BH e tem mais chuva à vista