A circulação de ventos em níveis médios e altos da atmosfera, a formação de áreas de baixa pressão atmosférica na costa da região Sul e o desenvolvimento de uma nova frente fria, que vai avançar pela costa da região Sudeste, vão estimular a formação de muitas áreas de nuvens carregadas sobre o Brasil neste fim de semana.
Quase todos os estados brasileiros terão algum risco de chuva forte, mas o maior risco para chuva volumosa e temporais estará nos estados do Sul, do Sudeste e do centro-oeste do país
Previsão para sábado, 14/12/24
Nesse sábado, o sol e o tempo seco vão predominar sobre a maioria das áreas do Nordeste do Brasil. Algumas pancadas de chuva podem no Maranhão, no oeste da Bahia, em áreas do litoral, da Zona da Mata e do Agreste desde o Ceará até o sul da Bahia.
- Pode chover com moderada a forte intensidade no centro-sul do Maranhão e no oeste baiano.
A maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil passam este sábado com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer a qualquer hora. Apenas o norte capixaba e a divisa da Bahia e com Minas Gerais ficam fora dos alertas para chuva forte.
- São Paulo e Belo Horizonte estão entre as capitais que devem receber chuva volumosa neste sábado.
- Alerta para temporais em todas as áreas do São Paulo, na região serrana do Rio de Janeiro, na grande Belo Horizonte, na Zona da Mata mineira, no Sul de Minas e na região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Alerta para temporais também em todo Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás, no extremo sul e oeste de Mato Grosso.
No Sul do Brasil, as áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva frequentes neste sábado em quase toda a região, mas também ocorrem em períodos com o sol, especialmente no interior do Rio Grande do Sul e nas áreas a oeste de Santa Catarina e do Paraná.
- A Climatempo alerta para o nível de perigo para ocorrência de chuva volumosa e temporais no litoral de Santa Catarina, incluindo a grande Florianópolis, e também no litoral sul gaúcho.
- Alerta para temporais no leste e região serrana do Rio Grande do Sul, incluindo a grande Porto Alegre, na serra, no Sul, Litoral, e Vale do Itajaí em Santa Catarina, no leste, centro, norte e noroeste do Paraná, incluindo a grande Curitiba.
- Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba estão entre as capitais que devem receber mais chuva neste sábado.
No Norte do Brasil há risco de pancadas de chuva com moderada a forte intensidade em praticamente toda a região. No Pará e no Amapá, as pancadas de chuva tendem a acontecer especialmente à tarde e à noite.
- Alerta para temporais no sul de Rondônia e na divisa do Amazonas com Mato Grosso.
Previsão para o domingo, 15/12/24
No último domingo da primavera, 15 de dezembro, ainda vai chover em praticamente todos os estados brasileiros. A chuva mais frequente volumosa deve ficar concentrada nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Há risco de fortes pancadas de chuva no decorrer do dia em praticamente todas as áreas dessas regiões.
O norte capixaba e a região mineira do Vale do Jequitinhonha ainda terão predomínio de sol. O sol volta a predominar também no sul de Mato Grosso do Sul e nas áreas de fronteira com o Paraguai.
As áreas de instabilidade mais intensas se afastam do Sul do Brasil, permitindo uma diminuição da nebulosidade e também das condições para a chuva. Por isso, durante o domingo, todo o Sul do Brasil volta a ter períodos com sol e as pancadas de chuva devem acontecer de forma isolada, à tarde e à noite.
Na região Nordeste, o sol predomina durante o domingo em praticamente toda a Bahia, em Sergipe, no sertão de Pernambuco e no centro-sul do Piauí. Pancadas de chuva devem ocorrer no oeste da Bahia, no Maranhão, norte do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, no leste de Pernambuco e em Alagoas.