O estado do Rio de Janeiro foi assolado na tarde desta segunda-feira, 16 de dezembro, por tempestades com muita chuva, granizo e ventania. Os temporais foram observados não só na região da cidade do Rio de Janeiro, mas também em áreas da Região dos Lagos e no litoral norte Fluminense.
A grande disponibilidade de calor e de umidade sobre o estado do Rio de Janeiro e formação de uma frente fria perto da costa estimularam a formação de vários núcleos de nuvens do tipo cumulonimbus, com grande extensão vertical, que se deslocaram pela costa fluminense causando as tempestades.
Na cidade do Rio de Janeiro, a temperatura chegou a 35,8°C nesta segunda-feira e em Niterói, a 37,2°°C, pela medição do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia.
Terça-feira com diminuição do calor
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, uma frente fria passa em alto-mar e favorece uma mudança na direção do vento, trazendo um ar mais fresco do mar. Por isso, as temperaturas não sobem tanto como nesta segunda.
Nos períodos da tarde e noite há previsão de chuva fraca, de forma isolada, na Costa Verde, no Sul, na região do Grande Rio e na região dos Lagos. Já na região Serrana, no Norte e Noroeste, ainda pode chover com moderada a forte, eventualmente acompanhada por raios.
Próximos dias
Na quarta-feira, 18, o estado do Rio de Janeiro ainda terá muitas nuvens e as temperaturas ainda não sobem tanto, mas com períodos de sol. Há possibilidade de chuva fraca a ocasionalmente moderada, de forma isolada no estado.
Já na quinta-feira, o tempo fica mais seco. A nebulosidade diminui, o sol aparece com mais força e volta a esquentar. A temperatura na cidade do Rio deve voltar a passar um pouco dos 30°C.
A maioria das regiões fluminenses e a região metropolitana não devem ter chuva na quinta, mas pode ocorrer chuva passageira na região Serrana.
O calor aumenta na sexta-feira e as pancadas de chuva voltam a ocorrer a partir da tarde.
Nuvens tenebrosas
Quem olhou para o mar ou para o céu na cidade do Rio de Janeiro na tarde desta segunda-feira, 16 de dezembro, viu nuvens tenebrosas, muito escuras. A cidade do Rio teve temporal com ventania e granizo. A chuva intensa reduziu a visibilidade.
Uma nuvem do tipo shelf cloud (nuvem prateleira) foi flagrada pelas câmeras do bondinho do Pão de Açúcar.
Na imagem da nebulosidade captada pelo satélite GOES 16, às 15h40 (BRT) de 16/12/24, a seta vermelha indica a região de nuvens muito densas que avançou sobre o Rio.
Ventania e granizo
A queda de granizo foi observada em vários bairros da cidade do Rio de Janeiro. O aeroporto Jacarepaguá registrou queda de granizo.
O aeroporto Santos Dumont teve rajada de vento de 83 km/h às,16h10
Depois de passarem pela cidade do Rio,a área de nuvens pesadas avançou para a região dos Lagos. Em Arraial do Cabo, o Inmet registrou uma rajada de vento com 95 km/h, entre 17 e 18 horas.
Em Maricá, a ventania derrubou a árvore de Natal que estava sendo montada na praia. Uma pessoa pode ter morrido neste acidente. o aeroporto local registrou o rajada de vento de 75,6 km por hora.
O aeroporto de São Pedro da Aldeia registrou o rajada de 67 km por hora e quero de granizo