Este fim de semana promete ser de calor em todo o Brasil, mesmo com ocorrência de pancadas de chuva por quase todo o país. Uma frente fria se afasta da costa paulista, mas é um sistema fraco que não tem força para injetar ar frio de origem polar pelo interior do país.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no extremo norte do Brasil e vai trazer chuva volumosa para várias áreas do Norte e do Nordeste.
Um sistema de alta pressão atmosférica ganha força na região Sudeste e reduz a nebulosidade e as condições para a chuva especialmente no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no leste de Minas Gerais. Com pouca chuva, o calor é intenso nessas regiões. As temperaturas no domingo serão mais altas do que a do sábado. Isso vale também para o leste do estado de São Paulo, incluindo a capital litoral paulista.
Estados do Sul e do Sudeste devem liderar o ranking de calor no Brasil neste fim de semana. Temperaturas próximas ou até um pouco acima dos 40°C poderão ser observadas no Rio Grande do Sul.
Nesta sexta-feira, 7 de Fevereiro, a cidade de Quaraí, na fronteira com o Uruguai, foi o local mais quente do Brasil com temperatura de 38,5°C.
De acordo com a medição do Instituto Nacional de meteorologia, as maiores temperaturas no Brasil na sexta-feira,7, foram:
38,5°C Quaraí RS
37,7°C Silva Jardim RJ
37,0°C Palmas TO
36,9°C Rio de Janeiro RJ
36,9°C Duque de Caxias/ Xerém RJ
36,8°C Seropédica RJ
36,8°C Niterói RJ
36,3°C Peixe TO
36,2°C Bebedouro SP
36,1°C Araguaçu TO
36,1°C Uruguaiana RS
36,0°C São Miguel do Araguaia GO
36,0°C Santiago RS
36,0°C Alfredo Chaves ES
36,0°C Araçuaí MG
Risco de temporais
O fim de semana será típico do verão no Brasil, com sol, calor e muitas pancadas de chuva.
As pancadas de chuva podem ocorrer em praticamente todas as áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Sul do Brasil, principalmente à tarde e à noite.
Com o deslocamento do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), a chuva diminui na costa leste do Nordeste que volta a ter bastante sol. Porém, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) provoca bastante chuva sobre o Maranhão.
A atuação das ZCIT combinada com a circulação de ventos de vórtices ciclônicos em médio e alto níveis da atmosfera vai causar grandes áreas de instabilidade sobre no Norte do Brasil. É nesta região que se espera a chuva mais generalizada e volumosa neste fim de semana.
O infográfico mostra as áreas com maior risco de temporal no Brasil no sábado, 8/2/2025.
![Risco de chuva forte no BR para 8-2-2025 (Fonte: Climatempo)](https://statics.climatempo.com.br/sites/1/2025/02/Risco-de-chuva-forte-no-BR-para-8-2-2025.png)
Risco de chuva forte no BR para 8-2-2025 (Fonte: Climatempo)