A região Norte do Brasil enfrentará um final de semana marcado por chuvas intensas, com previsão de acumulados que podem ultrapassar 100 mm em três dias em alguns estados. Todos os estados da região estão na rota da chuva devido a uma combinação meteorológica que intensificará a instabilidade atmosférica.
Combinação meteorológica intensa
O aumento das chuvas se deve à atuação conjunta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). O VCAN, que recentemente influenciou o clima na faixa nordeste do Brasil, migra agora para a região Norte, com sua porção norte exercendo forte influência e deixando o tempo ainda mais instável.
Nas últimas 24 horas, algumas cidades já registraram acumulados significativos de chuva:
- Benjamin Constant (AM): 70,6 mm
- Prainha (PA): 71,4 mm
- Terra Santa (PA): 88,0 mm
- Porto Velho (RO): 60,5 mm
- Praia Norte (TO): 60,6 mm
- Jacundá (PA): 85,8 mm
- Itacoatiara (AM): 59,7 mm
- Macapá (AP): 55,2 mm
- Apuí (AM): 74,0 mm
Previsão de acumulados elevados
De acordo com o mapa de acumulados, todos os estados da região Norte estão sob a influência da chuva intensa, com destaque para Amazonas, Rondônia, Pará, Amapá e Roraima. Nesses estados, os acumulados de chuva até a segunda-feira, dia 10, poderão superar os 100 mm.
Figura 1- Mapa de acumulado de chuva entre 08 de fevereiro e 10 de fevereiro de 2024. Fonte: Climatempo
Alerta para Temporais
Neste sábado, grande parte da região Norte estará em alerta para temporais. O destaque vai para as áreas em roxo no mapa meteorológico, que abrangem o leste do Amazonas, o oeste do Pará e a faixa leste do Amapá, onde há risco elevado de tempestades, com possibilidade de chuva volumosa, raios, ventos fortes e eventual queda de granizo.
Figura 2- Mapa de risco para esse sábado 08 de fevereiro de 2024. Fonte: Climatempo