A chuva persistente que cai desde ontem sobre a região da grande São Paulo ganhou ainda mais força nesta sexta-feira. Com os grandes acumulados de chuva, novos alagamentos estão sendo registrados na capital paulista. Por volta das 16 horas, o CGE – centro de gerenciamento de Emergências climáticas da prefeitura da cidade de São Paulo registrava 16 alagamentos espalhados pela cidade, mas apenas 7 estavam ativos.
A chuva continua nas próximas horas e deve se prolongar pela noite, mantendo a região da grande São Paulo em atenção para alagamentos.
Volumes de chuva
Entre aproximadamente 16 horas da quinta-feira e 16 horas desta sexta-feira, 8 de novembro, já choveu mais de 70 mm em alguns locais da região da capital e da Grande São Paulo.
A média normal de precipitação para São Paulo em novembro é de aproximadamente 144 mm, conforme cálculos do Inmet para o período de 1991 a 2020. Assim, chover 70 mm em 24 horas significa praticamente metade da média mensal.
Confira os volumes de água mais elevados acumulados neste período, conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia, CGE e Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
Cidade de São Paulo
Pinheiros 70,6 mm
Vila Mariana 75,0 mm
Campo Limpo 77,6 mm
Jardim Paulistano 71,6 mm
Grande SP
Santana de Parnaíba/ Cgesp 160,8 mm
Barueri/ Estrada Cícero Borges de Moraes 90,8 mm
São Bernardo do Campo/ Jardim Silvina 81,1 mm
Carapicuíba/ Vila Gustavo Correia 73,4 mm
Santana de Parnaíba Alphaville 77,4 mm
Previsão para o fim de semana
A chuvarada é consequência da passagem de uma frente fria sobre o estado de São Paulo, combinada com uma circulação de ventos em torno de 5 km de altitude que ajudou a concentrar a umidade sobre o estado de São Paulo. A chuva caiu forte também pelo interior paulista e de forma moderada pelo litoral.
Com o afastamento da frente fria e a mudança na circulação dos ventos, a chuva vai diminuir sobre todo o estado de São Paulo já neste sábado. Ainda deve chover de forma generalizada na madrugada do sábado nas áreas a leste e norte do estado, incluindo a grande São Paulo, o Vale do Paraíba, a Mantiqueira e o litoral. Mas a tendência é de diminuição da chuva no decorrer da tarde. Períodos com sol entre muitas nuvens devem ocorrer no centro-oeste do estado.
Na região da Grande São Paulo, o sábado terá predomínio de céu nublado e apenas chuviscos na maior parte do dia. O excesso de nebulosidade e a entrada de ventos frios de origem polar vão manter a temperatura amena o dia todo.
Para o domingo, a previsão é de diminuição da nebulosidade sobre o estado de São Paulo, o que vai permitir maiores períodos com sol em todas as regiões paulistas.
Na Grande São Paulo, o sol também vai aparecer durante o domingo, entre muitas nuvens e a temperatura fica amena. Não há previsão de chuva.