O estado de São Paulo esquentou bastante nos últimos dois dias e também ficou mais seco. Nesta quarta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 24% de umidade no ar, na medição automática feita no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. Foi o segundo dia em que a umidade relativa do ar ficou abaixo dos 25%, desde o dia 7 de outubro.
Os níveis de umidade no ar não têm ficado muito baixos na cidade de São Paulo porque a chuva está sendo frequente.
No interior paulista, vários locais registraram umidade relativa do ar entre 23% e 30% na tarde desta quarta-feira, que são valores relativamente baixos para esta época do ano.
A influência de um sistema de alta pressão atmosférica nesta última semana de novembro sobre a Região Sudeste reduziu a umidade, a nebulosidade e as condições para a chuva no estado de São Paulo
A temperatura máxima provisória desta quarta-feira foi de 34,5°C. Foi a maior temperatura na cidade de São Paulo desde o dia 2 de outubro, quando ocorreu recorde de calor para o ano de 2024, que é de 36,7°C. No interior do estado, a temperatura chegou aos 37,6°C em Valparaíso e em Rancharia, e no litoral, aos 36°C em Iguape.
Chuva depois do calorão
A temperatura vai subir mais nesta quinta-feira em todo o estado de São Paulo, mas a partir de sexta o calor diminui com o aumento da nebulosidade e da chuva.
Esta quinta-feira ainda terá sol e bastante calor, mas ao longo do dia a nebulosidade aumenta e durante a tarde as pancadas de chuva voltam a ocorrer, começando pelas áreas próximas ao Paraná e ao Mato Grosso do Sul. As pancadas se espalham pelo estado até a noite e devem ocorrer na região da Grande São Paulo só a partir do fim da tarde e à noite.
A chuva ainda não será generalizada e nem duradoura, mas pode vir forte em alguns locais e acompanhada por raios. Há risco de rajadas de até 70 km/h na região da Grande São Paulo e na maioria das áreas do interior e pelo litoral.
A quinta-feira é de alerta para temporais na divisa com o Paraná e no oeste/noroeste do estado. Na Grande São Paulo e nas outras áreas do estado, atenção para pancadas de chuva moderadas a fortes.
Tempo mais instável na sexta e no fim de semana
A sexta-feira e o fim de semana serão dias abafados e mais instáveis, com maior propensão para chuva. As pancadas de chuva podem ocorrer também pela manhã, mas se intensificam e ocorrem de forma generalizada durante a tarde e à noite. O estado de São Paulo terá períodos com sol, mas sempre junto de muitas nuvens.
Há risco de raios, de fortes rajadas de vento e de temporais, com muita chuva em curto período.