Nuvens bastante carregadas voltaram a se espalhar sobre o estado de São Paulo nesta segunda-feira, 2 dezembro, por causa do ar bastante úmido e quente que já está sobre o estado e da aproximação de uma nova frente fria.
O que mais impressionou durante a tarde foram os temporais que caíram na região da Serra do Mar, entre o Vale do Paraíba e o litoral norte do estado de São Paulo. O Centro de monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou 97 mm, em cerca de 3 horas, entre aproximadamente 15 e 18 horas em Redenção da Serra, mas grande parte da chuva caiu em pouco mais de 1 hora. No mesmo período choveu 76 mm em Natividade da Serra, 72,8 mm em Cunha e 69,7 mm em Ubatuba.
As áreas de estabilidade se espalharam pelo interior do Estado de São Paulo e no final da tarde a chuva caiu com muita força na região de Limeira. Foram 63,6 mm de chuva em apenas uma hora, entre 17h30 e 18h30, de acordo com a medição do Cemaden. Volumes de chuva desta ordem são extremamente elevados para um período de tempo tão curto e têm potencial para causar alongamentos repentinos.
Ao longo da tarde desta segunda-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou pancadas de chuva muito fortes, que deixaram acumulados de mais de 30 mm em apenas uma hora. Foi o que aconteceu na região de Valparaíso, onde choveu 33,4 mm entre 15 e 16 horas. Na região de Itapira foram 37,6 mm acumulados entre 17 e 18 horas.
Confira outros volumes de chuva elevados no Estado de São Paulo acumulados em 6 horas, entre aproximadamente 13 horas do dia 2 e 1 hora da madrugada do dia 3 de dezembro de 2024;
Redenção da Serra 100 mm
Limeira 79,8 mm
Natividade da Serra 77,8 mm
Cunha 76,0 mm
Ubatuba 74,6 mm
Monte Mor 66,8 mm
Ribeirão Preto 61,8 mm
Iporanga 58,4 mm
Nesta terça-feira as áreas de instabilidade sobre o estado de São Paulo vão ficar muito ativas e todo estado está em alerta para temporais. Os maiores volumes de chuva são esperados para o leste do estado, onde está a região da Grande São Paulo, com potencial para causar transtornos como alagamentos.
Confira mais informações aqui.