O Norte do Brasil seguirá enfrentando um final de semana chuvoso, com destaque para Amazonas, Pará e Amapá. Nessas regiões, os volumes de chuva registrados nos últimos dias já são elevados, e a tendência é de mais precipitação intensa nos próximos dias. A previsão indica a ocorrência de tempestades, combinando chuvas volumosas e risco de temporais.
Volumes de chuva já registrados
A primeira metade de fevereiro já acumulou volumes significativos de precipitação em várias áreas do Norte do Brasil. Como pode ser observado nos mapas meteorológicos, grandes extensões do Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins já registraram mais de 100 mm de chuva neste período.
Figura 1- Acumulado de chuva registrado entre 01 de fevereiro 2025 e 14 de fevereiro de 2025. Fonte: Climatempo
Nas últimas 24 horas, algumas localidades se destacaram pelos elevados acumulados, principalmente no Amazonas e Pará:
Amazonas:
- Canutama – 125,4 mm
- Novo Aripuanã – 115,8 mm
- Presidente Figueiredo – 98,9 mm
- Anamã – 55,9 mm
- Nova Olinda do Norte – 54,5 mm
- Humaitá (São Domingos Sávio) – 51,0 mm
- Manaus (Santa Luzia) – 50,8 mm
- Humaitá (São Pedro) – 50,8 mm
- Apuí – 49,8 mm
Pará:
Fatores que favorecem a chuva intensa
A persistência da chuva no Norte do Brasil se deve à combinação do calor e da umidade típicos da região com fatores meteorológicos específicos. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está mais ativa sobre o Pará e o Amapá, favorecendo a intensificação das chuvas nesses estados.
Outro fator relevante são os ventos alísios, que transportam umidade do Oceano Atlântico para o continente. Esses ventos, são direcionados de leste para oeste pelo efeito Coriolis e desempenham um papel fundamental na distribuição das chuvas na Amazônia.
Previsão para os próximos dias
Nos próximos dias, a chuva continuará intensa na região. O mapa de risco para este sábado indica alerta para tempestades na faixa leste do Amazonas, oeste do Pará e leste do Amapá. Essas mesmas áreas terão acumulados significativos de chuva até segunda-feira, com previsão de volumes variando entre 40 mm e 100 mm, podendo chegar a 150 mm em pontos isolados.
A população deve permanecer atenta aos alertas meteorológicos, pois o solo já saturado pelo grande volume de chuva aumenta o risco de alagamentos e deslizamentos de terra em áreas vulneráveis. O monitoramento da previsão do tempo e a adoção de medidas de precaução são fundamentais para evitar transtornos causados pelas chuvas intensas.
Figura 2 – Mapa de risco este sábado 15 de fevereiro de 2025. Fonte: Climatempo