A região da Grande Belo Horizonte e do Colar Metropolitano da capital mineira tiveram fortes pancadas de chuva nesta quarta-feira, 26 de março. Na região de Sete Lagoas, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 83 mm em apenas uma hora. Este volume de chuva é extremamente elevado, tem potencial para causar grandes alagamentos em centros urbanos e corresponde a metade da média de precipitação para março na região, que é aproximadamente 169 mm
Em apenas 1 horas, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais registrou cerca de 37 mm em Contagem e 21 mm em Ribeirão das Neves. Em 3 horas choveu 49,5 mm na região de Pedro Leopoldo. A região de Brumadinho teve 80 mm em 3 horas de chuva.
Semana vem sendo com chuva forte em MG
A combinação do ar quente úmido que vem predominando sobre Minas Gerais nos últimos dias, com a circulação de ventos na média atmosfera e a passagem de uma frente fria pelo litoral do Rio de Janeiro nesta quarta, estimularam a formação das nuvens carregadas sobre a região da Grande Belo Horizonte.
Mas desde o início desta semana, fortes pancadas de chuva estão ocorrendo em diversas regiões de Minas Gerais. Desde o domingo passado, cidades mineiras têm ficado na lista dos cinco maiores volumes de chuva no Brasil, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.
Entre os dias 25 e 26 de março choveu 91,6 mm em Bambuí. Entre 24 e 25, a região de Conceição do Mato Dentro recebeu 80,6 mm de chuva. Entre os dias 23 e 24 de março choveu 65 mm em Arinos e entre os dias 22 e 23, 50,2 mm foram registrados na região de Formoso.
Chuva de março em BH está abaixo da média
Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, em 26 dias choveu 125,6 mm na região de Belo Horizonte, na estação meteorológica de Santo Agostinho. A média de chuva para março é de 197,5 mm.
Mesmo com previsão de pancadas de chuva nos últimos dias de março, Belo Horizonte deve fechar o mês com o volume de chuva abaixo da média. Entre os dias 27 e 31 de março, a Climatempo prevê que chova aproximadamente de 20 a 30 mm na região de Belo Horizonte.
Risco de chuva forte em MG
As pancadas de chuva vão continuar acontecendo durante esta quinta-feira, 27 de março, em praticamente todas as áreas de Minas Gerais. Belo Horizonte e quase todas as regiões mineiras ficam em manutenção para o risco de pancadas de chuva com raios, com moderada forte intensidade, que devem voltar a ocorrer especialmente durante a tarde e noite desta quinta-feira.
Apenas o sul de Minas e a região da Zona da Mata mineira ficam fora na área de alertas para sua forte.
Na sexta-feira e também no fim de semana, o estado de Minas Gerais vai continuar com temperaturas altas e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Algumas dessas pancadas poderão ser de forte intensidade.