O final de semana promete ser de muita chuva em Minas Gerais. A frente fria que ingressou no estado no final desta semana vai se deslocar lentamente pela região Sudeste, impactando o tempo no território mineiro. Algumas áreas do estado já registraram elevados acumulados de chuva e a tendência é de que o volume aumente ao longo do fim de semana com destaque para o sábado.
Regiões já registraram altos volumes de chuva
A chegada da frente fria entre quinta-feira e sexta-feira está favorecendo chuvas significativas em várias regiões de Minas Gerais. Alguns municípios já acumulam mais de 70 mm de chuva, como Cataguases, que registrou 79,7 mm, e Pouso Alegre, com 79,2 mm. Outras cidades também já registraram elevados volumes de chuva, que passam dos 50mm.
-
Cataguases (MG) – 79,7 mm
-
Pouso Alegre (MG) – 79,2 mm
-
Três Corações (MG) – 73,8 mm
-
Boa Esperança (MG) – 56,0
-
Juiz de Fora (MG) – Graminha – 46,8 mm
Sábado de muita chuva
Neste sábado, a previsão é de mais chuva em toda a região centro-sul do estado. Conforme o mapa de risco, a região sudeste de Minas, especialmente a divisa com o Rio de Janeiro e a Zona da Mata Mineira, estará em alerta para tempestades (temporal + chuva volumosa) ao longo do dia. No entanto, a chuva não deverá se limitar a essa área.
Figura 1- Mapa de risco para esse sábado 05 de abril de 2025. Fonte: Climatempo.
A faixa centro-sul do estado também deverá ficar em alerta para temporais, incluindo a capital Belo Horizonte. No norte do estado, o sol aparecerá entre nuvens, com previsão de pancadas isoladas de chuva, mas sem volumes significativos.
Chuva significativa até segunda-feira
Olhando para os próximos dias, entre sábado e segunda-feira, a tendência é que a chuva mais significativa se concentre na faixa centro-sul e leste do estado, com acumulados variando entre 40 mm e 80 mm ao longo do final de semana. Em pontos isolados, o volume poderá ultrapassar os 120 mm. É importante destacar que a maior parte da chuva está prevista para sábado. No domingo e na segunda-feira, a precipitação deverá diminuir de maneira significativa.

Figura 1- Acumulado de chuva previsto entre 05 de abril de 2025 e dia 07 de abril de 2025. Fonte: Climatempo.
Previsão de chuva para sábado
-
Ouro Preto (MG) – 61 mm
-
Ponte Nova (MG) – 50 mm
-
Carangola (MG) – 48 mm
-
Astolfo Dutra (MG) – 40 mm
-
Cataguases (MG) – 39 mm
-
Passa Vinte (MG) – 37 mm
-
Nova Lima (MG) – 37 mm
-
Ubá (MG) – 36 mm
-
Belo Horizonte (MG) – 35 mm
-
Miraí (MG) – 35 mm
Previsão de chuva para domingo
-
Bocaina de Minas (MG) – 3 mm
-
Ouro Preto (MG) – 3 mm
-
Passa Vinte (MG) – 2 mm
-
Jacutinga (MG) – 1 mm
-
Muriaé (MG) – 1 mm
-
Mateus Leme (MG) – 1 mm
-
Matias Barbosa (MG) – 1 mm
-
Minduri (MG) – 1 mm
-
Miraí (MG) – 1 mm
-
Monjolos (MG) – 1 mm
Previsão de chuva para segunda-feira
-
Bocaina de Minas (MG) – 3 mm
-
Alagoa (MG) – 2 mm
-
Senador Amaral (MG) – 2 mm
-
Toledo (MG) – 2 mm
-
Jacutinga (MG) – 1 mm
-
Maria da Fé (MG) – 1 mm
-
Aiuruoca (MG) – 1 mm
-
Jesuânia (MG) – 1 mm
-
Lambari (MG) – 1 mm
-
Liberdade (MG) – 1 mm
Queda de temperatura com avanço da frente fria
Além da chuva, a frente fria deverá provocar queda nas temperaturas, especialmente nas áreas serranas e no sul de Minas Gerais. No sábado, as menores temperaturas mínimas deverão ser registradas em Alagoa (12°C), Gonçalves (13°C), Sapucaí-Mirim (13°C) e Camanducaia (13°C).
No domingo, a tendência é de temperaturas ainda mais baixas, com Alagoa atingindo 11°C, Marmelópolis 12°C e Delfim Moreira 12°C. Na segunda-feira, a queda deverá continuar, com mínimas de 11°C em Alagoa e 12°C em cidades como Lambari, Marmelópolis, Jesuânia e Senador Amaral.
Atenção para riscos
Diante da previsão de elevados volumes de chuva e queda de temperatura, é fundamental que a população das áreas mais vulneráveis fique atenta aos avisos meteorológicos e às orientações da Defesa Civil. O risco de alagamentos e deslizamentos será alto, principalmente na região centro-sul do estado.