O ar quente úmido predomina sobre o Brasil e nuvens carregadas continuam crescendo em quase todos os estados brasileiros provocando fortes pancadas de chuva.
O tempo seco e quente predomina sobre o Nordeste e também no extremo norte do Brasil, como nos estados do Amapá, no extremo norte do Pará e em Roraima. Nestas áreas, o sol fica forte na maior parte do dia e a chance de alguma chuva é baixa.
Nesta quarta-feira, 6 de novembro, uma frente fria se afasta em alto mar, na altura do Rio Grande do Sul, mas outra frente fria chega com mais força ao estado. Esta nova frente fria vai aumentar as condições para a chuva no Sul do Brasil.
Risco de temporal
Áreas de 10 estados brasileiros podem ter temporais nesta quarta-feira, na avaliação da Climatempo.
Na Região Sul, alerta para temporais no sudoeste do Rio Grande do Sul (região de Uruguaiana), no Planalto Norte de Santa Catarina, no centro Leste e Norte do Paraná, incluindo a capital Curitiba.
Quase todas as outras áreas da região sul, incluindo a grande Florianópolis e a grande Porto Alegre podem ter pancadas de chuva moderadas a fortes no decorrer desta quarta-feira.
Apenas do litoral sul gaúcho e a campanha gaúcha ficam fora das áreas de risco de chuva intensa.
Na Região Sudeste, o alerta para temporais é para a região da serra da Mantiqueira e do vale do Paraíba, em São Paulo, no centro, oeste e noroeste deste estado. O Triângulo mineiro também fica em alerta para temporais.
No leste e norte de São Paulo, incluindo a capital paulista, no centro-sul do estado do Rio, no centro-sul, oeste e noroeste de Minas Gerais e no norte do espírito Santo as pancadas de chuva desta quarta-feira podem ser moderadas a fortes.
Não há expectativa de chuva forte para áreas como Vitória e o centro-sul capixaba, as regiões mineiras do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha e nem para o centro-norte do estado do Rio de Janeiro.
No Centro-Oeste, quase toda a Região pode ter chuva moderada a forte, incluindo as capitais Brasília,
Mas a Climatempo alerta para temporais no extremo sul de Goiás, na divisa de Mato Grosso do Sul com Goiás e com Mato Grosso e em todo o centro-oeste e sul de Mato Grosso, incluindo a capital Cuiabá.
Já no Norte do Brasil, o alerta para temporais nesta quarta-feira é para o Estado de Rondônia e o sudeste do Amazonas, região onde está a cidade de Lábrea.
As demais áreas do Amazonas, o oeste de Roraima, o Acre, o sul e o Sudeste do Pará e todo o estado do Tocantins podem ter pancadas de chuva moderadas a fortes, incluindo as capitais Palmas, Rio Branco e Manaus.
Na região Nordeste do Brasil há risco de pancadas de chuva moderadas a fortes no oeste/sudoeste e sul da Bahia e no sul do Maranhão.