Nesta quarta-feira, uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, o sistema avança para outras regiões do Sul até o final da semana provocando aumento da chuva e queda nas temperaturas nos três estados da região. O destaque fica para o Rio Grande do Sul, onde há previsão de tempestades, especialmente na faixa sul do estado, com alerta para temporais e chuva volumosa.
Esta é a segunda frente fria da semana a atingir a região Sul, e sua passagem promete trazer instabilidades significativas, além de uma nova queda nas temperaturas. O sistema deve provocar chuvas fortes, especialmente no Rio Grande do Sul, onde o risco de tempestades é mais elevado.
Conforme indicado no mapa de risco desta quarta-feira, os três estados permanecem em alerta para temporais. O destaque vai para o Rio Grande do Sul, especialmente a faixa sul do estado, onde áreas em roxo no mapa indicam risco de tempestades (temporais com chuva volumosa). Para as áreas em vermelho, que abrangem boa parte do Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná, o alerta é para temporais intensos. Já nas áreas em amarelo, a previsão é de chuva de moderada a forte intensidade ao longo do dia.

Figura 1- Mapa de risco para quarta-feira, 02 de abril de 2025.
Cidades com maiores acumulados de chuva
Nesta quarta-feira, algumas cidades do Sul do Brasil devem registrar os maiores volumes de chuva. Os acumulados previstos chamam atenção especialmente em municípios do Rio Grande do Sul e do Paraná.
Entre as cidades com os maiores volumes previstos está Santa Terezinha de Itaipu, no Paraná, com 43 mm de chuva. Logo em seguida, aparece Jaguarão, no Rio Grande do Sul, com acumulado de 35 mm.
Na sequência, destacam-se as cidades de Gramado e Nova Prata, ambas no Rio Grande do Sul, com previsão de 33 mm cada. Encantado e Muçum, também no Rio Grande do Sul, devem registrar 32 mm.
Outras cidades, gaúchas com acumulados expressivos são Veranópolis e Ijuí, com previsão de 30 mm de chuva cada.
Frio intenso no Sul do Brasil
Além da chuva, o frio também ganha destaque na região Sul. As cidades devem registrar algumas das temperaturas mais baixas do Brasil desde o início do ano, com possibilidade de recordes em várias áreas.
Na quinta-feira, o frio mais intenso será registrado no Rio Grande do Sul e em algumas cidades de Minas Gerais. As menores temperaturas mínimas previstas são de 15°C em Chuí, Pinheiro Machado, Marmelópolis, Santana do Livramento e Alagoa. Além disso, cidades como Camanducaia, Bagé, Senador Amaral, Santa Vitória do Palmar e Dom Pedrito devem registrar 16°C.
Na sexta-feira, o frio mais intenso atinge especialmente Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. A menor temperatura prevista é de 6°C, tanto em Urupema quanto em São Joaquim. Urubici deve registrar mínima de 7°C, enquanto São José dos Ausentes, também no Rio Grande do Sul, deve alcançar 7°C.
Ainda na sexta-feira, outras cidades com baixas temperaturas incluem Vacaria, Bom Jesus e Cambará do Sul, com previsão de 8°C. Já São Francisco de Paula e Lages devem registrar mínima de 9°C.
Risco de geada
A madrugada de sábado será bem fria na Região Sul, com possibilidade de geada e não descartando a ocorrência de temperaturas negativas nos pontos mais altos da Serra Catarinense. O dia pode começar com mínimas em torno ou abaixo de 4 °C nas demais áreas da região serrana do estado de SC e do RS e na Fronteira do estado do RS com o Uruguai.

Risco de geada, sábado, 05 de abril de 2025